Santa Luzia

Área Missionária Santa Luzia

Em 2006, a Diocese de Patos, através do Bispo Dom Manoel do Reis de Farias e todo clero, aderiram ao Projeto das Santas Missões Populares, promovendo o Retiro Espiritual Popular Diocesano, no período de 17 a 19 de março, assessorado pelo Padre Luís Mosconi, idealizador do Projeto (Belém-PA). Tendo a participação dos leigos de todas as paróquias da Diocese, para a implantação do Projeto Missionário.

A nível paroquial foi realizado um Retiro na Paróquia de Santo Antônio - Piancó/PB, no período de 19 à 21 de maio do mesmo ano, visando, fortalecer a ideia vivenciada no Retiro Diocesano, sendo esta, a implantação das Santas Missões Populares e ampliação do número de missionários para assumir o serviço. Em seguida, foram enviados missionários para cada bairro da paróquia, denominando-os de Áreas Missionárias. Com o objetivo de visitar as famílias com oração a realizar pesquisa, visando escolher um padroeiro e fazer o resgate histórico de cada bairro (Etapa do Acordar). No mês de outubro, já com históricos dos bairros e padroeiros escolhidos, fora organizada a Avenida das Recordações em cada Área Missionária para apresentação dos mesmos.

A comunidade Santa Luzia está localizada nos bairros do Cossaco e Santo Antônio.Após a pesquisa realizada com os moradores dos referidos bairros ficou decidido que a padroeira da Área Missionária seria Santa Luzia. Em 17 de outubro foi celebrada a primeira missa na Área Missionária, pelo então administrador paroquial Padre José Flávio Mamede.

A  coordenadora fundadora da Área Missionária Santa Luzia  foi Maria Leite da Silva (Preta), que permaneceu por cinco anos a frente do trabalho missionário no setor. Em seguida, a coordenação foi assumida por Honorina e depois Rosário AzevedoRosário. Hoje é coordenada por Antonio Claudio Costa, com o apoio de Francisca Cabral. Sendo celebrados os Círculos Bíblicos às sextas-feiras, e participação dos missionários e leigos em todos os momentos religiosos da Paróquia.