N. Sr.ª da Conceição

Área Missionária Nossa Senhora da Conceição

Em 2006, a Diocese de Patos, através do Bispo Dom Manoel do Reis de Farias e todo clero, aderiram ao Projeto das Santas Missões Populares, promovendo o Retiro Espiritual Popular Diocesano, no período de 17 a 19 de março, assessorado pelo Padre Luís Mosconi, idealizador do Projeto (Belém-PA). Tendo a participação dos leigos de todas as paróquias da Diocese, para a implantação do Projeto Missionário.

A nível paroquial foi realizado um Retiro na Paróquia de Santo Antônio - Piancó/PB, no período de 19 à 21 de maio do mesmo ano, visando, fortalecer a idéia vivenciada no Retiro Diocesano, sendo esta, a implantação das Santas Missões Populares e ampliação do número de missionários para assumir o serviço. Em seguida, foram enviados missionários para cada setor da paróquia, denominado de Área Missionária para visitar as famílias com oração a realizar pesquisa, visando escolher um padroeiro e fazer o resgate histórico de cada bairro (Etapa do Acordar). No mês de outubro, já com históricos dos bairros e padroeiros escolhidos, fora organizada a Avenida das Recordações em cada Área Missionária para apresentação dos mesmos.

No bairro do Piancozinho, a primeira missa enquanto Área Missionária foi celebrada no dia 27 de outubro de 2006. Para a escolha do Santo Padroeiro foi realizada uma eleição pelos habitantes daquela comunidade durante uma reunião, onde a senhora Luci indicou São Francisco de Assis, que foi prontamente aceito pelos demais.

Os primeiros coordenadores foram os jovens Jarder Rodrigues, Jozias Neto, Francisco Junior, Joarlyson Matheus, Valéria Jerônimo e a Irmã Tatiana. Após um período de muita evangelização,em 2010 a coordenação passou para Neumam Batista, assumindo a missão com a realização dos Círculos Bíblicos às quartas-feiras. Hoje, a coordenação fica a cargo de Maria Leite (Preta), com o apoio dos demais missionários e leigos na realização dos Círculos Bíblicos às sextas-feiras e aos sábados com a devoção do Ofício da Imaculada Conceição. Anualmente realiza-se das festa de São Francisco com quermesses e participação ativa nos eventos religiosos da Paróquia.

Vale salientar que, com o passar do tempo, alguns membros da Área Missionária começaram a questionar o fato que a Festa de São Francisco nunca seria celebrada no dia dedicado ao santo, por coincidir com a festa da Copadroeira Nossa Senhora do Rosário e considerando que a OFS da Paróquia também celebra a  festa em honra a São Francisco, achou-se necessário mudar o nome do padroeiro.A idéia foi apresentada ao Padre Francisco das Chagas que concordou prontamente, desde que tudo se procedesse em comum acordo com os moradores do Bairro Piancozinho. A Equipe Missionária fez uma convocação geral aos moradores e no dia 06 de novembro de 2014 foi realizada uma reunião com a presença de um grande número de participantes, onde foi feita a exposição dos motivos pela atual coordenadora Maria Leite da Silva (Preta), que na oportunidade pediu sugestão de outros nomes de santos e foi apresentado e aprovado por todos o nome de Nossa Senhora da Conceição, que a partir de então passa a ser a Padroeira do Piancozinho.