Seja bem vindo ao site Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB!

Buscar  
História da Paróquia
MATRIZ DE SANTO ANTONIO 

História da Paróquia

 

Por volta de 1920 o Pe. Manuel Otaviano de Moura chegou à cidade de Piancó onde passou trinta anos na paróquia. Em 1954 o Pe. Luiz Laires da Nóbrega veio ajudar o Pe. Manuel Otaviano que já não tinha condições de administrar sozinho a paróquia. O Pe. Laires foi quem planejou a construção da Igreja de Santo Antônio e deu início a obra em 1960. Ficou na paróquia durante o período de 10 anos, conseguindo deixar os alicerces prontos. Vale salientar que, O nome de "Santo Antonio" foi escolhido como padroeiro da cidade, devido a muita fé e devoção que a população tinha ao mesmo naquela época da fundação da cidade. Já a imagem de Santo Antônio foi trazida a nossa cidade pelos frades e padres vindos da Itália. Quando Pe. Luis Laires saiu para assumir uma paróquia em Patos, a paróquia continuou sem administrador durante um ano, apenas com as missas nos finais de semanas, celebradas pelos padres que vinham de outras paróquias vizinhas. É importante lembrar que, mesmo ausente, o Pe. Laires não deixou de incentivar o povo de Piancó na construção da Igreja de Santo Antônio.


Em 1966, o Pe. Milton chegou a Piancó e deu continuidade a construção da Igreja, deixando levantada até os arcos, no período de quatro anos.

Em 1970, o Pe. Valdomiro continuou a luta para a construção da Igreja, e também fez algumas reformas na Igreja do Rosário. Pe. Valdomiro começou a celebrar missas na então Igreja de Santo Antônio ainda em construção sem se quer ser coberta.

Após três anos, o Pe. Valdomiro foi transferido e chegou o Pe. Manoel Dutra em 1973. Foi ele quem diminuiu os pilares da Igreja do Rosário para ficar um ambiente mais favorável a celebração.

O Pe. Dutra também deu sua contribuição para a construção da Igreja de Santo Antônio, mas não demorou muito em Piancó. Chegou o Pe. Luiz Calô que não demorou muito e foi transferido. Depois de algum tempo ele voltou e fez uma grande campanha para dar continuidade a construção da Igreja que já estava com a parte de alvenaria terminada e faltavam os acabamentos. Novamente o Pe. Luis Calô foi transferido.

Em 1976. Chegou o Pe. Severino de Alencar Leite, que continuou essa grande obra da paróquia começando a fazer os acabamentos da Igreja e a construção da casa paroquial, deixando inacabada no período de 10 anos.

Em 1988, chegou o Pe. Luciano Dias de Morais, que fez o acabamento geral da Igreja e concluiu a construção da casa paroquial. Entre os anos de 1994 e 1995 Pe. Luciano construiu também o Centro Pastoral.

Em 1998, o Pe. Luciano foi para a Itália e o Pe. Melquisedec assumiu a paróquia por um curto espaço de tempo. Em seguida, veio o Pe. João Batista que demorou pouco também. Chegou o Pe. Luiz Gonzaga e assumiu a paróquia onde realizou alguns trabalhos importantes como: a compra dos bancos da para Igreja de Santo Antônio, a construção do piso em granito e a reestruturação da casa paroquial. Também construiu a calçada da Igreja do Rosário.

Em 2005, chegou o Pe. Flávio Mamede que cercou o pátio da Igreja de Santo Antonio com grades de ferro e pintou as duas igrejas e a casa paroquial.

Em 2010 assumiu a paróquia, o Pe. Francisco das Chagas Silva que continuou fazendo a manutenção das Igrejas: construiu uma pia batismal de mármore, construiu todo o calçamento (piso) do pátio e serviço de jardinagem da Igreja de Santo Antonio, construiu duas capelas anexadas a mesma: capela do Santíssimo para adoração e capela para atendimento de confissões. Também construiu banheiros, guarda-roupa e colocou grades de ferro e calçamento no pátio da Igreja do Rosário. também incentivou e apoiou a construção da Igreja de São Sebastião no Bairro da Rua Nova e a Igreja da Imaculada Conceição no Bairro Piancozinho, além do seu relevante trabalho pastoral.  Padre Francisco das Chagas ficou na paróquia até março de 2017, quando a mesma foi assumida pelo Padre José Ronaldo Marques.

Fonte: Secretaria Paroquial

Postagem: Pascom (com atualização)

Hora Certa

Redes Sociais
Estatísticas

Visitas: 906617

Usuários Online: 4

Padre José Ronaldo (Pároco)Piancó
Dom Eraldo Bispo da SilvaPatos-PB
Papa FranciscoVaticano, Roma
Equipe Pascom
Jobysom Gervázio - Coordenador
Giglyo Suzano
Maria Leite (Preta)
Margarida Lopes (Nanana)
Rafael Gomes
Esmaildo Pereira
Parceiros na Evangelização
Elpac
Posto Lopes
S E FILHOS S  Lateral 01
Vidraçaria 2 irmãos
LG NET
Farmacia São José
Naturama

Copyright (c) 2022 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD