História da Paróquia
MATRIZ DE SANTO ANTONIO

História da Paróquia

Por volta de 1920 o Pe. Manuel Otaviano de Moura chegou à cidade de Piancó onde passou trinta anos na paróquia. Em 1954 o Pe. Luiz Laires da Nóbrega veio ajudar o Pe. Manuel Otaviano que já não tinha condições de administrar sozinho a paróquia. O Pe. Laires foi quem planejou a construção da Igreja de Santo Antônio e deu início a obra em 1960. Ficou na paróquia durante o período de 10 anos, conseguindo deixar os alicerces prontos. Vale salientar que, O nome de "Santo Antonio" foi escolhido como padroeiro da cidade, devido a muita fé e devoção que a população tinha ao mesmo naquela época da fundação da cidade. Já a imagem de Santo Antônio foi trazida a nossa cidade pelos frades e padres vindos da Itália. Quando Pe. Luis Laires saiu para assumir uma paróquia em Patos, a paróquia continuou sem administrador durante um ano, apenas com as missas nos finais de semanas, celebradas pelos padres que vinham de outras paróquias vizinhas. É importante lembrar que, mesmo ausente, o Pe. Laires não deixou de incentivar o povo de Piancó na construção da Igreja de Santo Antônio.

Em 1966, o Pe. Milton chegou a Piancó e deu continuidade a construção da Igreja, deixando levantada até os arcos, no período de quatro anos.

Em 1970, o Pe. Valdomiro continuou a luta para a construção da Igreja, e também fez algumas reformas na Igreja do Rosário. Pe. Valdomiro começou a celebrar missas na então Igreja de Santo Antônio ainda em construção sem se quer ser coberta.

Após três anos, o Pe. Valdomiro foi transferido e chegou o Pe. Manoel Dutra em 1973. Foi ele quem diminuiu os pilares da Igreja do Rosário para ficar um ambiente mais favorável a celebração.

O Pe. Dutra também deu sua contribuição para a construção da Igreja de Santo Antônio, mas não demorou muito em Piancó. Chegou o Pe. Luiz Calô que não demorou muito e foi transferido. Depois de algum tempo ele voltou e fez uma grande campanha para dar continuidade a construção da Igreja que já estava com a parte de alvenaria terminada e faltavam os acabamentos. Novamente o Pe. Luis Calô foi transferido.

Em 1976. Chegou o Pe. Severino de Alencar Leite, que continuou essa grande obra da paróquia começando a fazer os acabamentos da Igreja e a construção da casa paroquial, deixando inacabada no período de 10 anos.

Em 1988, chegou o Pe. Luciano Dias de Morais, que fez o acabamento geral da Igreja e concluiu a construção da casa paroquial. Entre os anos de 1994 e 1995 Pe. Luciano construiu também o Centro Pastoral.

Em 1998, o Pe. Luciano foi para a Itália e o Pe. Melquisedec assumiu a paróquia por um curto espaço de tempo. Em seguida, veio o Pe. João Batista que demorou pouco também. Chegou o Pe. Luiz Gonzaga e assumiu a paróquia onde realizou alguns trabalhos importantes como: a compra dos bancos da para Igreja de Santo Antônio, a construção do piso em granito e a reestruturação da casa paroquial. Também construiu a calçada da Igreja do Rosário.

Em 2005, chegou o Pe. Flávio Mamede que cercou o pátio da Igreja de Santo Antonio com grades de ferro e pintou as duas igrejas e a casa paroquial.

Em 2010 assumiu a paróquia, o Pe. Francisco das Chagas Silva que continuou fazendo a manutenção das Igrejas: construiu uma pia batismal de mármore, construiu todo o calçamento (piso) do pátio e serviço de jardinagem da Igreja de Santo Antonio, construiu duas capelas anexadas a mesma: capela do Santíssimo para adoração e capela para atendimento de confissões. Também construiu banheiros, guarda-roupa e colocou grades de ferro e calçamento no pátio da Igreja do Rosário. também incentivou e apoiou a construção da Igreja de São Sebastião no Bairro da Rua Nova e a Igreja da Imaculada Conceição no Bairro Piancozinho, além do seu relevante trabalho pastoral.  Padre Francisco das Chagas ficou na paróquia até março de 2017, quando a mesma foi assumida pelo Padre José Ronaldo Marques.

Fonte: Secretaria Paroquial

Postagem: Pascom (com atualização)