Piancó

Piancó celebra Semana Festiva pelo Bicentenário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Paróquia de Santo Antonio em Piancó realiza intensa programação pelos 200 Anos de fundação da Primeira Igreja de Piancó

Publicada em 10/11/14 às 22:36hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

A Paróquia de Santo Antonio em Piancó celebrou a Festa Bicentenária da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Uma vasta  programação religiosa-socio-cultural foi desenvolvida pela referida Paróquia em parceria com a Prefeitura Municipal e demais segmentos da sociedade piancoense entre os dias 01 e 08 de novembro de 2014.

A programação religiosa constou da alvorada e reza do Ofício Divino das Comunidades, a reza do Terço e Missa todos os dias, em ação de Graças a Deus por toda caminhada de fé, celebração e missão realizadas por tantas gerações durante esses duzentos anos de caminhada:  padres, religiosas, benfeitores, fiéis católicos, os que receberam os Sacramentos do Batismo, Eucaristia, Crisma e Matrimônio. Também foram homenageadas as comunidades que já pertenceram à Piancó e todas as Forças Vivas da Paróquia: Áreas Missionárias, Pastorais, Movimentos e Serviços.

A Abertura contou com a honrosa presença do Bispo Dom Eraldo Bispo da Silva, que ministrou o Sacramento da Crisma para quase  oitenta adolescentes e jovens e deixou sua mensagem pastoral para o povo de Deus. Outros Sacramentos também foram celebrados de modo coletivo  no decorrer da programação, a exemplo do Batismo e Matrimônio. Vários sacerdotes e religiosas marcaram presença para prestar sua homenagem e deixar sua mensagem e se congratular com os piancoenses nesse momento tão importante  na  vida da Paróquia. Dom Eraldo também marcou presença na Missa Solene de Encerramento no dia 08/11, coroamento de toda a programação, dia em que se comemorou os 200 anos de Fundação da referida Igreja  e 266 anos de fundação da cidade.

A parte sócio-cultural constou de Palestras, sobre o Resgate da História,  a Coluna Prestes em Piancó, Oficinas, Exposição Cultural todos os dias, Desfiles Cívicos das Escolas Municipais, Apresentações Culturais desenvolvidos pelas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, como: Danças, Teatros, Shows de Bandas, Canto Coral, Grupo de Capoeira, Repentistas, Músicas Instrumentais por músicos renomados, Quermesses, Bingos, dentre outros, culminando com um brilhante Conserto apresentação pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no dia do encerramento.

Vale destacar que, dentro da programação foi feito o Decerramento de um Busto em Homenagem ao Monsenhor Luís Laíres da Nóbrega, responsável pela Pedra Fundamental da Construção da Igreja Matriz, após a missa dominical das 7 hs da manhã do dia 02/11, com a presença de vários membros da sua família e de muitos fiéis. Após à Missa de Encerramento(08/11) também foi feito o Decerramento da Placa do Bicentenário, seguida de um Show Pirotécnico. É importante ressaltar que, o Lançamento da Revista Bicentenária, foi adiado para outra data, por motivos superiores.

Toda a programação Sócio-Cultural alusiva à Semana de Comemoração do Bicentenário, foi desenvolvida num palco e área previamente preparados pela Prefeitura Municipal em frente a referida Igreja Bicentenária de Nossa Senhora do Rosário. Centenas de fiéis de todas as faixas etárias marcaram presença fervorosa a cada dia, em cada apresentação, desfrutando intensamente desse momento tão marcante para a história da nossa  Comunidade Paroquial.

O Padre Francisco das Chagas, idealizador  e coordenador de todo o projeto,  demonstrou  imensa satisfação e alegria em poder contar com a colaboração de todas as forças vivas da Paróquia,  o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal através das várias Secretarias e de todos os segmentos sociais de Piancó, neste brilhante acontecimento. Ao final, agradeceu a todos e, diante desse e tantos trabalhos desenvolvidos frente à Paróquia, deixa seu nome registrado na história de fé do povo piancoense.

Postado pela Pascom Paroquial de Piancó

Obs.: Confira todas fotos na Galeria de Fotos deste site!