QUINTA FEIRA SANTA EM PIANCÓ

Publicada em 03/04/15 às 14:11hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

QUINTA FEIRA SANTA EM PIANCÓ
Uma  Procissão formada por todos os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística,  juntamente com os fiéis que formavam o  grupo dos Apóstolos,  e toda a equipe de celebração, saía do Centro Pastoral para à Igreja de Santo Antonio, às 17 hs, nos Ritos Iniciais da Celebração da Santa Ceia do Senhor, presidida pelo Padre Francisco das Chagas, nesta Quinta Feira Santa em Piancó.
Conforme solicitação, todas as pessoas que vieram participar da Missa trouxeram doações em alimentos a serem destinados para a Pastoral do Menor e suas famílias, como gesto concreto de partilha e solidariedade

Como sabemos, a referida celebração faz memória a instituição da Eucaristia pelo próprio Jesus  que, reunido com seus discípulos para a ceia, momento em que tomou o pão, deu graças e distribuiu para todos dizendo "Este é o meu corpo que é dado por vós, fazei isto em memória de mim. O mesma coisa Ele fez com o vinho, transformando-o em seu sangue. Jesus , o sacerdote por excelência. Nesta Ceia derradeira lavou os pés dos apóstolos, deixando para nós a grande lição da humildade, solidariedade e o grande mandamento do amor. Por isso, que a Igreja Católica revive neste dia essa mesma atitude do Mestre.

Em Piancó, a celebração contou com a participação de muitos  fiéis que  em clima de muita oração buscavam viver plenamente cada momento celebrado. O Pe. Francisco na sua pregação exortou os fiéis a seguirem o grande exemplo de humildade deixado por  Jesus e a viverem o seu mandamento.

O grupo dos apóstolos para o lava pés foi formado por representantes de todas as Pastorais , Grupos, Movimentos e Áreas Missionárias da da Paróquia, por entender que, são estes, que estão no dia a dia desenvolvendo seu trabalho, lavando os pés dos irmãos, como força  viva em nome da igreja, contribuindo com o trabalho evangelizador.

Após a comunhão, o Padre procedeu o traslado do SS. Sacramento, do altar até a Capela do Santíssimo, numa solene procissão com o grupo dos apóstolos  e todos os Ministros Extraordinários da Comunhão que estiveram presentes.

A partir daí, começou a adoração ao Santíssimo até a meia noite, por onde passaram  centenas de fiéis, que fizeram sua adoração a Jesus Sacramentado. A meia noite, centenas de homens fizeram sua reverência a jesus, com uma grande e tradicional "Procissão", saindo da casa do Sr.Manoel Azevedo até a Igreja Matriz, encerrando toda a celebração programada para a Quinta Feira Santa.