Piancó celebrou quarta Feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade 2019

Publicada em 11/03/19 às 13:28hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

Na última quarta-feira, 06 de março de 2-19, foram celebradas três missas em alusão à Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia de Santo Antonio em Piancó. A primeira destas celebrações, aconteceu na Igreja Matriz de Santo Antônio, as 7 horas da manhã. As 16 h, foi celebrada a Santa Missa na Igreja de São José, bairro Campo Novo, e as 19h novamente na Igreja Matriz. A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer. A intenção desse sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma, é fazer-nos lembrar de que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu. A maioria das pessoas, mesmo os cristãos, passa a vida lutando para “construir o Céu na Terra”. É um grande engano! Jamais construiremos o Céu na Terra, jamais a felicidade será perfeita no lugar que o pecado transformou num vale de lágrimas. Devemos, sim, lutar para deixar a vida na Terra cada vez melhor, mas sem a ilusão de que ficaremos sempre aqui. Deus dispôs tudo de modo que nada fosse sem fim nesta vida. Qual seria o desígnio do Senhor nisso? A cada dia de nossa vida, temos de renovar uma série de procedimentos: dormir, tomar banho, alimentar-nos etc. Tudo é precário, nada é duradouro, tudo deve ser repetido todos os dias. A própria manutenção da vida depende do bater interminável do cora­ção e do respirar contínuo dos pulmões. Todo o organismo repete, sem cessar, suas operações para a vida se manter. Tudo é transitório, nada é eterno. Toda criança se tornará um dia adulta e, depois, idosa. Toda flor que se abre logo estará murcha; todo dia que nasce logo se esvai; e assim tudo passa, tudo é transi­tório.
Na oportunidade, o Padre José Ronaldo fez a Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 na referida paróquia, com a apresentação do tema exposto em cartaz: Fraternidade e Políticas Públicas, cujo lema: "Sede libertado pelo direito e pela justiça".

Pascom paroquial.