PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2018 EM PIANCÓ

Publicada em 19/03/18 às 11:45hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2018 EM PIANCÓ

SEMANA SANTA  " A Grande Semana"

São dias em que a liturgia segue passo a passo, os últimos acontecimentos da vida terrena de Jesus. Esta é a liturgia da grande semana. Celebramos o Mistério Pascal, que encontra na Semana Santa a sua mais alta e comovida celebração, não é simplesmente um momento do ano litúrgico, ele é a fonte de todas as outras celebrações do próprio ano litúrgico, porque todas se referem ao mistério da nossa redenção, isto é, ao Mistério Pascal.

A Semana Santa, que inclui o Tríduo Pascal, visa recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém.

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor, "quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida".

25/03/2018: DOMINGO DE RAMOS:

07:00h: Bênção dos Ramos na igreja do Rosário e em seguida Procissão para a igreja Matriz - ECC/PASCOM.

07:40h: Celebração Eucarística na Matriz.

16:30h: Bênção dos Ramos, Procissão e Celebração Eucarística na Capela São José.

19:00h: Missa sem bênção e sem procissão de Ramos na Matriz.

26/03/2018 - SEGUNDA FEIRA

08:00h as 11:30h: Confissões dos fiéis da Zona Rural.

15:00h: Confissão na Capela de São José.

19:00h: Celebração Eucarística na Capela São Sebastião

27/03/2018  - TERÇA FEIRA

05:30h: Celebração Eucarística nas Margens do Rio Piancó.

09:00h: Confissão na Cadeia Pública.

16:30h: Celebração Eucarística com os Presidiários.

19:00h: Celebração do Sacramento da Reconciliação na igreja Matriz.

28/03/2018 - QUARTA FEIRA

09:00h às 11:00h: Confissão na igreja do Rosário.

18:30h: Reza do terço na Casa Franciscana e na Casa da Pastoral da Criança.

19:00h: Procissão do Encontro saindo o Senhor dos Passos da Casa Franciscana e Nossa Senhora das Dores da Pastoral da Criança para Igreja Matriz.

19:30h: Missa do Encontro na igreja Matriz.

29/03/2018 - QUINTA FEIRA SANTA

09:00h: Ensaio dos Ministérios - Equipe de Celebração.

17:00h: Solene Celebração da Ceia do Senhor - Início do Sagrado Tríduo Pascal na igreja Matriz - Lava-pés.

19:00h às 23:00h: Vigília de Adoração na Capela do Santíssimo.

19:00h: Apostolado da Oração, Legião de Maria, Setor de Catequese, Infância e Adolescência Missionária.

20:00h: Família Franciscana, Pastoral do Dízimo, Área Missionária Santa Luzia, MovimentoJesus Misericordioso, Área Missionária São Pedro, Área Missionária São Paulo, Área Missionária Imaculada Conceição e Área Missionária Nossa Senhora do Rosário.

21:00h:  Área Missionária São José,Área Missionária São Sebastião, Pastorais Sociais: Pastoral do Menor, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral da Saúde.

22:00h: RCC, Ministérios Litúrgicos, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Comunidade Esperança no Senhor, ECC, EJC, PJ, Cenáculo de Maria, Área Missionária Nossa Senhora das Graças, Área Missionária Nossa Senhora Aparecida.

23:00h: Procissão dos Homens.

30/03/2018 - SEXTA FEIRA SANTA

05:00h: Via Sacra da Matriz para a Capela São José - EJC e PJ.

09:00h: Ensaio dos Ministérios - Equipe de Celebração.

11:00h: Celebração do Ofício Divino da Agonia e Procissão do Silêncio na igreja do Rosário - RCC

16:00h: Solene Celebração da Paixão e Morte do Senhor na igreja Matriz seguida da Procissão do Senhor Morto para a igreja do Rosário. - Comunidade Esperança no Senhor/ Pastoral Familiar.

31/03/2018 - SÁBADO SANTO

09:00h: Ensaio dos Ministérios - Equipe de Celebração.

19:00h: Solene Vigília Pascal na igreja Matriz.

01/04/2018 - DOMINGO PASCAL - RESSURREIÇÃO DO SENHOR

07:00h: Solene Celebração na igreja Matriz.

09:00h: Batizados.

16:30h: Solene Celebração da Ressurreição do Senhor na Capela São José

19:00h: Solene Celebração da Ressurreição do Senhor e Celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã na igreja Matriz.

Os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e exaltação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, "como um grande Domingo" (Sto. Atanásio; cf. NALC, n.22).

Os Domingos deste tempo sejam tidos como Domingos da Páscoa e, depois do Domingo da Ressurreição, sejam chamados 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º Domingos da Páscoa. "Os oito primeiros dias do tempo pascal formam a oitava da Páscoa e são celebrados como solenidades do Senhor" (NALC, n. 24).

É muito oportuno que as crianças da catequese recebam sua primeira comunhão nestes domingos pascais (OS, n.103).

O Domingo de Pentecostes encerra este tempo sagrado de cinquenta dias (NALC, n. 23). No Brasil, celebra-se no 7º Domingo da Páscoa a solenidade da Ascensão do Senhor.

A semana entre a Ascensão e Pentecostes, caracteriza-se pela preparação da vinda do Espírito Santo. Em sintonia com as outras Igrejas cristãs, no Brasil, realizamos nesta semana a "Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos".

Postado pela Pascom Paroquial

Fonte: Secretaria Paroquial