FORANIA DO VALE DO PIANCÓ PROMOVEU COM ÊXITO RETIRO MISSIONÁRIO

Publicada em 04/03/18 às 22:08hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

FORANIA DO VALE DO PIANCÓ  PROMOVEU COM ÊXITO RETIRO MISSIONÁRIO

Na tarde deste sábado dia 03/03, a partir das 16:00 hs, conforme a programação, uma grande movimentação tomou conta da cidade de Santana dos Garrotes com a chegada das caravanas de missionários e padres de toda a Forania do Vale do Piancó para participar do Retiro Missionário, vindos das paróquias de São Sebastião em Catingueira, Comunidade Santa Terezinha de Emas, São João Batista - Olho D'Água, Santo Antonio - Piancó, Senhora Santana de Santana dos Garrotes, Nossa Senhora dos Remédios de Nova Olinda.

Na oportunidade, as Equipes de Acolhida e Secretaria entraram em ação com muita eficiência fazendo a acolhida, credenciamento e hospedagem dos missionários nas casas de famílias, trabalho digno de elogios e reconhecimento justo e imediato por parte de todos os participantes. As 18 h foi servido um delicioso jantar na quadra ao lado da Igreja, inclusive preparado e servido com muito carinho pela equipe da Cantina. Nossos agradecimentos antecipados ao Padre Jorge Luís e equipes pela brilhante organização e ao povo santanense por grandiosa generosidade.

Às 19 h os missionários se dirigiram até a Igreja de São Sebastião, para a Caminhada Via Lucis, com destino a Igreja Matriz de Senhora Sant'ana, dando início ao Retiro. Durante a caminhada, foram feitas paradas, recordando momentos marcantes na caminhada da igreja, destacando a primeira Visita Pastoral frutuosa de Dom Eraldo, a visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida por ocasião dos 300 anos de sua aparição, realizadas na referida forania. Chegando na igreja matriz foi encenada uma passagem bíblica do Evangelho de São João, sobre o encontro de Jesus com a mulher Samaritana, pelos jovens da Paróquia de São João Batista, da cidade de Olho D'água.

Após a encenação, houve um momento de animação, seguida da acolhida aos missionários pelo Padre Jorge Luis, continuando com a Palavra de abertura do pastor diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva, incentivando e encorajando a todos a continuarem firmes no serviço missionário da igreja. Assumiu os trabalhos o Padre Expedito Caetano (Coordenador da Pastoral Diocesana) com um sábio ensinamento do evangelho de Jo 1, 35-51 a partir da dinâmica  da Lectio Divina (Leitura Orante da Palavra de Deus, despertando nos missionários o desejo de fazer a experiência com Jesus, e apresenta-lo às outras pessoas.

Esse primeiro momento foi encerrado às 21:30 h com a bênção de Dom Eraldo e recolhimento dos participantes.

No domingo (04/03), após um maravilhoso café da manhã, servido no salão paroquial, as atividades tiveram início às 8 h na igreja Matriz de Senhora Sant'ana, com a oração conduzida por Padre Zé Nildo e equipe da Comunidade Santa Terezinha, de Emas. Na sequência, o Padre Jorge Luiz acolheu os participantes. Um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do distrito de Pitombeira  e da Paróquia de Nova Olinda encenaram uma passagem do Evangelho de São João. Logo após, assumiu os trabalhos o Padre Elias Ramalho, Coordenador da COMIDI (Comissão Missionária Diocesana), refletindo com muita unção o evangelho de Jo 4, 1-32, sobre o encontro de Jesus com a Samaritana, ajudando-nos a refletir que é preciso ir ao encontro de Jesus para ser com Ele renovados na fé e na esperança, considerando que Cristo é a razão da missão. A experiência da samaritana com Cristo mudou sua vida radicalmente. Jesus se faz de necessitado para iniciar o diálogo com a samaritana: "dá-me de beber" , usando a Pedagogia do Encontro e do Diálogo, deixando-nos a grande lição.

Continuando os trabalhos,  as paróquias se organizaram em lugares distintos num encontro entre si, para definir as datas das Semanas Missionárias a nível paroquial, retornando à igreja após o lanche.

Como ápice do Retiro Missionário, foi celebrada a Santa Missa às 11 hs deste domingo (04/03, presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, concelebrada pelos Vigários da referida Forania do Vale do Piancó e o Padre Elias Ramalho, Coordenador da COMIDI (Comissão Missionária Diocesana). Ao final, foi procedida a Bênção das cruzes pelo bispo diocesano e entrega para os missionários presentes, como símbolo da missão. Em seguida foram apresentadas as datas das semanas missionárias por cada cada paróquia e feito os justos agradecimentos do Pe. Jorge Luís (vigário local) e Pe. João Romão (vigário forâneo). Após a Santa Missa, foi servido o almoço aos participantes que em seguida se dirigiram para suas respectivas paróquias.

Em nome dos missionários de toda a Forania do Vale do Piancó agradecemos a presença e apoio do nosso bispo Dom Eraldo, dos Padres da Forania: Pe. João Romão (Vigário Forâneo), Pe. Jorge Luis, José Ronaldo, Pe. Erivaldo e Pe. José Nildo, Padre Expedito Caetano (Coordenador Diocesano de Pastoral) e Padre Elias Ramalho (COMIDI).

Renovamos os sinceros agradecimentos ao povo santanense liderados pelo Padre Jorge Luís por todo apoio, conforto e cordialidade oferecidos com espírito generoso. Muito obrigada! Deus abençoe a todos!

TEXTO: Pascom de Piancó

FOTOS: Jobysom Gervásio - Igor Leite e Giglyo Susano - Pascom de Piancó

CONFIRA TODAS AS FOTOS E VÍDEOS DOS DIVERSOS MOMENTOS DO RETIRO, acessando: paroquiadesantoantoniopianco.com.br