CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL - SÁBADO SANTO - PIANCÓ

Publicada em 16/04/17 às 22:12hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL - SÁBADO SANTO - PIANCÓ

A Vigília Pascal na Paróquia de Santo Antonio em Piancó, teve início às 19 h com a Bênção do Fogo no pátio da Igreja Matriz, seguida de uma pequena procissão até o interior da mesma, continuando a celebração presidida pelo Padre José Ronaldo com a presença de muitos fiéis que movidos pela fé e certeza da vitória de Cristo, se uniram para celebrar a sua ressurreição. nesta noite memorável, em que Jesus Cristo passou da morte à vida. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico e acontece em quatro momentos distintos: a liturgia da luz ou 'lucernário. a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia eucarística. Como sabemos, A LITURGIA DA LUZ consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do louvor pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo. A LITURGIA DA PALAVRA propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo. A LITURGIA BATISMAL é parte integrante da celebração. Quando não há Batismo, faz-se a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas do Batismo. Do programa ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal. A Igreja antiga batizava os catecúmenos nesta noite e hoje permanece a liturgia batismal, mesmo sem a celebração do Batismo. A LITURGIA EUCARÍSTICA é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

Pascom Paroquial
FOTOS Cícero Fábio - Pascom