CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR - 16 h - SEXTA FEIRA SANTA - PIANCÓ

Publicada em 15/04/17 às 18:13hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR - 16 h - SEXTA FEIRA SANTA - PIANCÓ
Em Piancó, a Celebração da Paixão do Senhor, teve início as 16 h na Igreja de Santo Antonio, presidida pelo Padre José Ronaldo. Centenas de fiéis marcaram presença a este grande momento celebrativo, encerrando com a procissão de Senhor Morto até a Igreja do Rosário. Para entendermos melhor este dia da Paixão do Senhor, podemos refletir: Na Sexta-feira Santa a igreja não celebra os Sacramentos. Debruça-se totalmente sobre o sacrifício da Cruz por meio de uma Celebração da Palavra de Deus. Neste dia, a Liturgia deseja beber diretamente da fonte. Abre a celebração num gesto de humildade. O padre prostra-se em silêncio diante do altar e, em seguida, sem mais, diz a oração do dia. Segue-se a Liturgia da Palavra, onde se destaca a proclamação da Paixão de Jesus Cristo segundo João (Jo 18,1-19,42). Nela aparece o Cristo Senhor, o Cristo Rei, o Cristo vitorioso que vai comandando os diversos passos da Paixão. Entrega-se livremente, faz os guardas caírem por terra e, depois de tudo consumado, entrega o espírito ao Pai. Na morte ele é glorificado. Submete-se à morte para deixar-nos o exemplo de reconhecimento de nossa condição humana de criaturas mortais. Na Liturgia da Palavra, a Igreja curva-se sobre o mistério da Cruz. A resposta é dada em três momentos. Temos, primeiramente, a Oração universal, realmente ecumênica. A Igreja pede que a fonte de graças que jorra da Cruz atinja a todos, Vai, então, alargando suas intenções. Reza pelo Papa, os bispos e todo o clero, os leigos e os catecúmenos; pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não crêem em Cristo, pelos que não crêem em Deus, mas manifestam boa vontade, pelos poderes públicos, por todos que sofrem provações. Neste dia não há rito de bênção. Cada participante é convidado a permanecer com Maria junto ao sepulcro, meditando a Paixão e Morte do Senhor até que, após a solene Vigília em que espera a ressurreição, se entregue às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinqüenta dias. Após a celebração, os fiéis seguem em procissão com a Imagem do Senhor Morto ao lado da Imagem de Nossa Senhora das Dores, celebrando o enterro de Jesus. A partir daí a igreja é fechada até a Vigília Pascal no Sábado Santo.

Pascom paroquial
FOTOS: Cícero Fábio - Pascom