Seja bem vindo ao site Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB!

Buscar  
Notícias Paroquiais

Comunidade Santa Cruz I celebra 82 anos de devoção a Virgem do Perpétuo Socorro

Publicada em 23/02/17 às 17:35hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Comunidade Santa Cruz I celebra 82 anos de devoção a Virgem do Perpétuo Socorro
 (Foto: Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB)

Uma Santa Missa foi celebrada pelo Padre José Ronaldo na manhã desta quinta feira (23/02), na Comunidade de Santa Cruz I, cuja padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é venerada e amada há aproximadamente 82 anos. Com a presença de um grande número de devotos da própria comunidade e de outros setores urbanos e rurais, a missa foi uma Ação de Graças a Deus, como expressão de fé e devoção que vem se perpetuando de geração em geração, sendo hoje uma tradição naquela Comunidade Rural, que conta com empenho e dedicação da missionária Maria de Lourdes Araújo, que coordena todo o trabalho missionário e manutenção da Capela, com o apoio imprescindível da Srª Cleuranice Clementino Remígio, juntamente com os fiéis devotos da referida comunidade. Conforme a tradição, foi servido um café e lanches para todos os presentes após a missa.

CONHEÇA A HISTÓRIA DA COMUNIDADE SANTA CRUZ I:

Como é de costume erguer uma Cruz no local onde morre alguém, foi erguida uma cruz em homenagem a um vaqueiro que faleceu naquele local, dando origem ao nome da Comunidade Santa Cruz. Segundo os moradores, em 1905 já existia a cruz, chamava-se "Cruz das Almas'. Os habitantes da comunidade que por ali passavam, costumavam rezar um Pai Nosso e colocavam uma pedra ao pé da cruz. Nesta comunidade, há muitos anos atrás, ocorreu uma epidemia chamada "Tife", onde morria gente todos os dias.
A Srª Justina Lima encontrou um novenário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e estando muito aflita vendo seu filho Rozil Lima de Lacerda contrair o vírus da doença, valeu-se da Santa, que se seu filho fosse curado e aquela epidemia não atingisse mais ninguém, ela compraria uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e colocaria no braço da "Cruz das Almas".
Alcançada a graça, seu esposo o Sr. Luís Lacerda, colocou um quadro com a imagem da santa, de zinco e papel, feito or ele, no braço da cruz ali existente.
Em 1935, o Sr Luís Lacerda construiu uma pequena Capela, transferindo na oportunidade a imagem do braço da cruz para a capela. a partir daí, sua esposa iniciou uma penitência arrecadando contribuições para que pudesse trazer um padre para celebrar uma missa em Ação de Graças a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A primeira missa foi celebrada pelo Padre Manoel Otaviano no dia 20 de fevereiro de 1943, que na ocasião inaugurou o sítio com o nome de Santa Cruz. Ainda na década de 40, a cruz foi substituída por outra, pelo Padre Manoel Otaviano.
A senhora Inês Remígio devota de Nossa Senhora, fez a doação do sino e costumava acolher os romeiros em sua casa, por ocasião da missa, servindo-lhes o café da manhã, já que tradicionalmente a missa era celebrada às 9 hs da manhã.
Tempos depois, o Sr. Luís Lacerda e família, foram morar na cidade de Sousa, e entregaram as atividades religiosas ao Sr. Antonio Gonçalves, conhecido por Antonio de Ana, que ficou sendo o principal responsável pela Capela e convidou dona Joana Claro (moradora da comunidade), para lhe ajudar, rezando as novenas do mês de maio, as trezenas de Santo Antonio e zelando a Capela, já que ele morava na cidade.
Seu Antonio de Ana combinou com D.Joana e com com a comunidade para fazerem a Coroação de Nossa Senhora no dia 31 de maio. Para isso, distribuíram alguns envelopes para arrecadar fundos para a manutenção da capela, sendo que a apuração deveria ser feita logo após a coroação. Tempos depois, Dona Joana claro sentiu-se cansada, pois trabalhou muito como parteira em toda a região e também pela idade avançada, pediu para o seu filho Manoel Claro continuar a sua tradição de festejar a Coroação de Nossa Senhora. Anos depois D.Joana faleceu mais um dia antes do seu falecimento pediu a Dona Terezinha Clementino que continuasse zelando a Capela e fazendo as atividades religiosas junto com seu filho, sendo que S.Antonio de Ana continuava cuidando da parte financeira e reformas da capela.
No ano de 1991, o Padre Luciano Dias de Morais, pároco de Piancó, convidou Dona Maria de Lourdes Araújo para um encontro a fim de formarem uma Comunidade Eclesial de Base (CEBs), no Sítio Santa Cruz, que logo foi fundada e teve o acompanhamento da Ir. Roseneuda, da Congregação das Filhas de Nossa Senhora de Lourdes "Irmãs Lourdinas", colaborando com o crescimento da referida comunidade. Enquanto isso, Dona Terezinha continuava no zelo da capela quando por motivo de doença na sua família, no ano de 1993, entregou os trabalhos a S.Antonio de Ana que convidou a Srª Maria de Lourdes Araújo e Cleuranice Clementino Remígio (Lelega) para assumirem o comando da Capela já que ele também se encontrava doente e anos depois veio a falecer.
Com o esforço de todos, a caminhada continua, muitos dons estão suscitando, novas lideranças surgindo, muitas crianças foram preparadas pela catequese na pró capela e lá fizeram sua Primeira Comunhão. Vários adolescentes também catequizados, fizeram o sacramento da Crisma e as devoções a Nossa Senhora continuam.

Em 2006, foi implantado Projeto das Santas Missões Populares  pelo Padre José Flávio Mamede na referida Comunidade que se reúne semanalmente para celebrar sua fé.

Com certeza Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está intercedendo a Deus por este povo tão humilde, porém, movido pela fé e confiança  na "PROVIDÊNCIA DIVINA".

Obs. O Resgate histórico foi feito por Maria Leite com as informações de Maria de Lourdes Araújo.

Texto: Maria Leite - Pascom Paroquial

FOTOS:Mateus - Fonte: Grupo CMPP Watsap

143 pessoas alcançadas









Hora Certa

Redes Sociais
Estatísticas

Visitas: 911180

Usuários Online: 8

Padre José Ronaldo (Pároco)Piancó
Dom Eraldo Bispo da SilvaPatos-PB
Papa FranciscoVaticano, Roma
Equipe Pascom
Jobysom Gervázio - Coordenador
Giglyo Suzano
Maria Leite (Preta)
Margarida Lopes (Nanana)
Rafael Gomes
Esmaildo Pereira
Parceiros na Evangelização
Elpac
Posto Lopes
S E FILHOS S  Lateral 01
Vidraçaria 2 irmãos
LG NET
Farmacia São José
Naturama

Copyright (c) 2022 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD