Piancó encerra com êxito a Festa de Santo Antonio

Publicada em 15/06/16 às 01:32hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

Piancó encerra com êxito a Festa de Santo Antonio
 (Foto: Rafael Gomes - Pascom)
A Festa de Santo Antonio em Piancó foi  encerrada nesta segunda feira (13/06), com a Missa Solene às 10 hs, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva, concelebrada pelo Padre Francisco das Chagas (pároco), Padre Benedito Badu, e outros padres da Forania do Vale do Piancó e vigário da vizinha cidade de Itaporanga.
Centenas de fiéis participaram da missa, inclusive a tradicional presença de alguns políticos, numa demonstração de fé e devoção ao santo padroeiro.
Dom Eraldo na sua pregação, destacou a importância da missionariedade da Igreja, lembrando a exortação do Papa Francisco para uma Igreja em saída, ao encontro com os irmãos, inclusive, enfatizou a peregrinação da Imagem de Santo Antonio realizada em toda zona rural de Piancó na visitação às famílias, como algo positivo e louvável. Também enfatizou algumas virtudes da vida de Santo Antonio, como a humildade e o amor dedicado aos pobres, o dom da partilha,  o zelo e o empenho no anúncio e vivência do evangelho de Jesus Cristo bem como sua   missionariedade, no carisma franciscano. Encerrando a pregação, fez uma exortação na condiçãode Pastor, aos políticos presentes para cuidarem dos interesses e da dignidade do povo que representam, como uma missão a ser cumprida com zelo e responsabilidade.
É importante destacar o Ofertório da missa, com a procissão das  crianças depositando suas ofertas aos pés da imagem do Padroeiro,  numa barca simbólica, como integrantes da "Campanha dos Peixinhos de Santo Antonio", fazendo alusão a um episódio da vida do santo.
Ao final da missa, o bispo procedeu a Bênção dos pães e partilhou primeiramente com os políticos, deixando-os a grande lição da partilha.
Continuando a programação de encerramento da festa, às 16:30 h, foi realizada a tradicional Procissão saindo da Igreja do Rosário,  onde uma multidão de fiéis seguiam a Imagem de Santo Antonio pelas principais ruas de Piancó até a Igreja Matriz, para a Missa de Encerramento presidida pelo Padre Francisco das Chagas, que ao final, fez os agradecimentos a todos  que participaram e colaboraram direto ou indiretamente para o bom êxito da festa que aconteceu durante  treze dias,desde o dia primeiro de junho. êxito. Após a missa foi realizada  uma grande Quermesse com música ao vivo e bingo, para Confraternização do povo de Deus.

Texto: Maria Leite - Pascom Paroquial

Em Piancó, católicos e políticos participam da missa de encerramento da festa do Padroeiro Santo Antonio: Veja vídeo!

VEJA TODAS AS FOTOS DA FESTA clicando no menu "GALERIA" na barra superior deste site. Ou no FACEBOOK: paroquiadesantoantoniopianco