Encerramento Solene da Festa de Santo Antonio em Piancó

Publicada em 14/06/15 às 23:27hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

Encerramento  Solene da Festa de Santo Antonio em Piancó
 (Foto: Maria Leite e Rafael Gomes)

A Paróquia de Santo Antonio em Piancó-PB, encerrou solenemente a Festa do seu Padroeiro Santo Antonio, realizada desde o dia 1º de junho. Foram treze dias de muita oração e louvor à Deus, onde centenas de fiéis devotos marcaram presença nas Trezenas, expressando seu carinho e amor ao Santo Padroeiro, tão querido pelo povo piancoense. Vários padres da Diocese de Patos vieram a convite, ajudar o povo de Deus na reflexão do evangelho e deixar  a sua mensagem de fé e esperança para todos. Muitos filhos de Piancó que moram distantes, retornaram a terra natal neste período para homenagear Santo Antonio e rever seus familiares e conterrâneos. Durante todos os dias foi celebrado o Ofício Divino pela manhã,  Alvorada ao meio dia com Programa radiofônico intitulado "Santo Antonio servidor da Palavra de Deus e do Pão dos pobres. Às 18 hs, a reza do Terço. A Celebração da Trezena às 19 hs, onde a igreja todas as noites, esteve  repleta de fiéis, que participavam  com muito fervor e devoção,  e se confraternizavam logo após, nas Quermesses animadas com música ao vivo, apresentações culturais, bingos e outras atrações.
Treze dias de um verdadeiro Retiro Espiritual  que marcou   a caminhada de fé do nosso povo piancoense e de tantos visitantes que vieram de várias regiões do Brasil e estiveram unidos neste espírito de fé e devoção à Santo Antonio .
Na Solenidade de Santo Antonio, no último sábado (13/06), foi celebrada a Santa Missa Solene às 10 hs, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva, concelebrada pelo Padre Francisco das Chagas (Pároco), Padre Hugo Remígio, Pe Benedito Badu e Padre João Romão. Dom Eraldo na sua pregação, fez referência a importância da música cultural desse período junino, a ser resgatada, nesse tempo festivo, e destacou os frutos espirituais deixados pela festa do padroeiro, dentre outros temas relevantes que foram destacados, atraindo a atenção de centenas de fiéis devotos presentes na Igreja Matriz, que ao final o aplaudiram.
Um ponto de destaque na missa foi o Ofertório, momento em que centenas de crianças, representando os "Peixinhos de Santo Antonio" depositavam seus envelopes com ofertas numa barca simbólica aos pés do andor de Santo Antonio, numa  Campanha que já virou tradição nas festas do padroeiro, lembrando o Episódio acontecido em um determinado momento da vida do santo, quando sua pregação ao ser rejeitada pelos homens, foi acolhida pelos peixes do mar que o ouviam atentamente.
Após a  comunhão Dom Eraldo, procedeu a Bênção dos Pães de Santo Antonio que ao final da missa foram distribuídos entre os presentes.
Vale destacar e  agradecer a presença do Coordenador diocesano da Pascom, Anchieta Assis, com uma equipe que, a convite da Pascom Paroquia,l vieram fazer a cobertura da  Solenidade de Encerramento da Festa, constituindo uma matéria a ser  enviada para a Rede Vida de  televisão.
A tarde, às 16:30 hs, foi realizada uma grande Procissão saindo da Igreja Bicentenária de Nossa Senhora do Rosário, onde milhares de fiéis seguiam o Andor de Santo Antonio, num clima de oração e louvor, acompanhada pela Banda Filarmônica Novo horizonte, para a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Missa de Encerramento, seguida de uma grande Quermesse para  Confraternização do povo de Deus com música ao vivo e bingo.
Na oportunidade, fica os agradecimentos em nome de Padre Francisco das Chagas e Comissão Organizadora, a todos que participaram e colaboraram direto ou indiretamente com a festa, contribuindo assim para o seu êxito. O nosso muito obrigado a Dom Eraldo, pela palavra, presença e apoio, aos Padres Pregadores, a Pascom Diocesana, as Equipes de Serviço, Pastorais, Áreas Missionárias, Grupos, Movimentos, Patrocinadores, Ofertantes, Comerciantes, Prefeitura Municipal e Paroquianos de um modo geral.
Rogamos a Deus que pela intercessão de Santo ,  derrame chuvas de Bênçãos e Graças para todos.

Pascom Paroquial