FORMAÇÃO

Porque temos que estar de pé na Missa?

Formação Católica - Liturgia

Publicada em 21/04/15 às 14:43hLuciano Souza

Porque temos que estar de pé na Missa?
 (Foto: images.google.com)

Fonte: Folheto Expressão - Paróquia Imaculada Conceição- Jacareí-SP
Autor: Rosana Martins - Pastoral Litúrgica
Digitalização: Silvia Hirota

Quando vamos à Missa, nunca estamos sozinhos. Na Igreja estão sempre outros cristãos. Uns conhecemos bem, outros mais ou menos. Mas, no entanto, pertencemos todos a mesma família - a Igreja - e temos todos a mesma fé. Mesmo que não nos conheçamos, temos todos um ponto em comum. E é por isso que estamos lá.

A participação na Missa exprime a nossa fé e de várias maneiras. Uma delas é estando de pé. Quando entra o sacerdote na Igreja, colocamo-nos de pé. Estamos a acolher, com respeito, aquele que vai presidir à celebração. Ele é, para nós, o representante de Jesus.

Sentamo-nos para escutar a Palavra de Deus, mas de novo nos levantamos para ouvir a leitura do Evangelho. O Evangelho é a Palavra mais importante que escutamos na Missa. É a Palavra de Jesus para nós. O cristão quer seguir Jesus e viver como Ele viveu. Então é preciso dar muita importância ao Evangelho. Por isso nos colocamos de pé, para escutá-Lo com atenção. Por outro lado quem está de pé está pronto para cumprir a tarefa que lhe foi pedida. Escutamos o Evangelho de pé, querendo dizer a Jesus que estamos dispostos a cumprir tudo o que Ele nos diz.

Sentamo-nos para escutar a homilía e de novo nos levantamos para proclamarmos a nossa fé (o Credo) e rezarmos por toda a humanidade. Rezamos de pé. Sentamo-nos enquanto se prepara o altar para eucaristia e se recolhem as oferendas. De novo nos levantamos para grande oração eucarística, durante a qual o sacerdote faz a consagração do pão e do vinho. Estamos de pé porque estamos em comunhão com o sacerdote que reza à Deus em nosso nome.

Também rezamos de pé o Pai Nosso. É neste momento que começa a preparação para comunhão. Rezamos esta oração que Jesus no ensinou com muita confiança em Deus Pai que é bom e sabemos que nos ama e nos escuta.

Por fim, "ficar de pé" tem um significado muito importante. O corpo fala, as atitudes e os gestos acompanham as palavras e reforçam a mensagem. A postura revela o que vivo, penso e sinto.

-------------

Rosana Martins - Pastoral Litúrgica