Seja bem vindo ao site Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB!

Buscar  
FORMAÇÃO

Porque temos que estar de pé na Missa?

Formação Católica - Liturgia

Publicada em 21/04/15 às 14:43hLuciano Souza

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Porque temos que estar de pé na Missa?
 (Foto: images.google.com)

Fonte: Folheto Expressão - Paróquia Imaculada Conceição- Jacareí-SP 
Autor: Rosana Martins - Pastoral Litúrgica
Digitalização: Silvia Hirota

Quando vamos à Missa, nunca estamos sozinhos. Na Igreja estão sempre outros cristãos. Uns conhecemos bem, outros mais ou menos. Mas, no entanto, pertencemos todos a mesma família - a Igreja - e temos todos a mesma fé. Mesmo que não nos conheçamos, temos todos um ponto em comum. E é por isso que estamos lá.

A participação na Missa exprime a nossa fé e de várias maneiras. Uma delas é estando de pé. Quando entra o sacerdote na Igreja, colocamo-nos de pé. Estamos a acolher, com respeito, aquele que vai presidir à celebração. Ele é, para nós, o representante de Jesus.

Sentamo-nos para escutar a Palavra de Deus, mas de novo nos levantamos para ouvir a leitura do Evangelho. O Evangelho é a Palavra mais importante que escutamos na Missa. É a Palavra de Jesus para nós. O cristão quer seguir Jesus e viver como Ele viveu. Então é preciso dar muita importância ao Evangelho. Por isso nos colocamos de pé, para escutá-Lo com atenção. Por outro lado quem está de pé está pronto para cumprir a tarefa que lhe foi pedida. Escutamos o Evangelho de pé, querendo dizer a Jesus que estamos dispostos a cumprir tudo o que Ele nos diz.

Sentamo-nos para escutar a homilía e de novo nos levantamos para proclamarmos a nossa fé (o Credo) e rezarmos por toda a humanidade. Rezamos de pé. Sentamo-nos enquanto se prepara o altar para eucaristia e se recolhem as oferendas. De novo nos levantamos para grande oração eucarística, durante a qual o sacerdote faz a consagração do pão e do vinho. Estamos de pé porque estamos em comunhão com o sacerdote que reza à Deus em nosso nome.

Também rezamos de pé o Pai Nosso. É neste momento que começa a preparação para comunhão. Rezamos esta oração que Jesus no ensinou com muita confiança em Deus Pai que é bom e sabemos que nos ama e nos escuta.

Por fim, "ficar de pé" tem um significado muito importante. O corpo fala, as atitudes e os gestos acompanham as palavras e reforçam a mensagem. A postura revela o que vivo, penso e sinto.

-------------

Rosana Martins - Pastoral Litúrgica










Hora Certa

Redes Sociais
Estatísticas

Visitas: 911156

Usuários Online: 7

Padre José Ronaldo (Pároco)Piancó
Dom Eraldo Bispo da SilvaPatos-PB
Papa FranciscoVaticano, Roma
Equipe Pascom
Jobysom Gervázio - Coordenador
Giglyo Suzano
Maria Leite (Preta)
Margarida Lopes (Nanana)
Rafael Gomes
Esmaildo Pereira
Parceiros na Evangelização
Elpac
Posto Lopes
S E FILHOS S  Lateral 01
Vidraçaria 2 irmãos
LG NET
Farmacia São José
Naturama

Copyright (c) 2022 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD