Seja bem vindo ao site Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB!

Buscar  
FORMAÇÃO

O que é o pecado da concupiscência?

A concupiscência pode afoguear seu corpo, seus sentimentos, seus afetos e sua imaginação, mas você não precisa ceder, não pode deixá-la se enraizar no seu coração

Publicada em 23/03/15 às 22:23hLuciano Souza

Link da Notícia:
Compartilhe
   

O que é o pecado da concupiscência?
 (Foto: Arquivo cancaonova.com)

Veja o que nos diz a Carta de São Tiago: “"Que ninguém, quando for tentado, diga: ‘Minha tentação vem de Deus’. Pois Deus não pode ser tentado a fazer o mal e a ninguém tenta. Cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz”" (Tg 1,13-14).

O que é concupiscência? “O que sai do homem é o que o torna impuro. De fato, é do interior, é do coração do homem que saem as más intenções, os desregramentos, os furtos, homicídios e adultérios, as perversidades, as astúcias, a inveja, a injúrias, vaidade e insensatez” (cf. Mc 7,20-22).

Essas sementes da concupiscência já existem em nós. Quando não as utilizarmos, é porque, pela graça de Deus, não estão florescendo. Satanás já as semeou e tenta cultivá-las em nós. É do coração do homem que saem as más intenções que o tornam impuro. Concupiscências são sementes do mal que têm forças e querem florescer. Em determinado momento, é a ganância; em outro, é a inveja; ainda em outro, é a impureza… e assim por diante.

São Paulo diz claramente: “"Sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim" (Rm 7,18-20).

Não podemos ser ingênuos! Existe muita tentação que o demônio nos apresenta, mas a pior delas já existe em nós: a concupiscência. Ela age de duas maneiras: violenta e jeitosa. Com a primeira, ela arrasta sem medo a pessoa para o pecado. Com a outra, mais comum – a concupiscência jeitosa –, vai chegando de mansinho, com sedução, “piscando” de lado, dando “sorrisinhos”… E vai atraindo você até cair. A Palavra de Deus esclarece: não é o maligno, é a própria concupiscência que nos arrasta e seduz. O diabo apenas se utiliza dela para nos derrubar.

“Uma vez fecundada, a concupiscência dá à luz o pecado; e o pecado, tendo atingido a maturidade, gera a morte” (Tg 1,15a).

Quando o pecado amadurece e cria raízes em nós, fica difícil de nos livrarmos dele. Somente pelo arrependimento e pela confissão Deus o arranca pela raiz. Mesmo assim, temos de ficar atentos, porque a concupiscência continua dentro de nós como semente. Depende de nós aceitá-la ou não para o pecado se concretizar.

Você pode passar por uma tentação muito forte e por vários dias de tribulação, mas Jesus lhe pede para ser firme, porque, nesses momentos, Ele está rezando por você. O Senhor está vendo a concupiscência atacando você, tentando-o, seduzindo-o e arrastando-o, por isso Ele ora por você.

São Francisco de Assis enfrentou a tentação duas vezes de maneira agressiva. Uma das vezes, quando sentiu o “fogo” da tentação, passou dias lutando contra a concupiscência dentro dele. Quando ele não aguentava mais, jogou-se no meio das roseiras cheias de espinhos. Ele deu a vitória a Jesus e Este deu a vitória a ele. Hoje, em Assis, ainda vemos essas roseiras, e elas não têm mais espinhos. Aqueles espinhos foram embora, porque a intercessão de Jesus uniu-se à vontade firme de Francisco em dizer: “Não, eu não peco!”.

Da outra vez, Francisco foi novamente tentado violentamente em sua concupiscência. Tudo começou com um sentimento bom: o desejo de ser pai. Enquanto ele olhava para um bonequinho de neve que havia feito, a concupiscência dentro dele o provocava: “Você poderia ser pai de uma criatura assim, muito mais bonita do que essa”. Quando Francisco percebeu a violência da tentação agindo sobre sua sexualidade, empurrando-o para o pecado, ele não teve dúvida: tirou a roupa e rolou na neve para apagar o “fogo” provocado por ela. Isso é ser homem! Isso é ser santo!

Ceder à concupiscência, qualquer fraco o faz e está fazendo. Mas aqueles que são realmente homens e mulheres de Deus vencem a tentação movidos pela vontade de dar ao Senhor a vitória.

A concupiscência pode afoguear seu corpo, seus sentimentos, seus afetos e sua imaginação, mas você não precisa ceder, não pode deixá-la se enraizar no seu coração.

“Não vos enganeis, meus irmãos muito amados” (Tg 1,16).

Peça ao Senhor que fortaleça sua vontade. Abra o coração para que o Divino Espírito Santo lhe revele as concupiscências que pesam sobre você e faça essa oração:

"Eu me decido por Ti, Senhor, por Teus caminhos e pelas Tuas leis. Eu me decido a não deixar que a concupiscência seja fecundada em mim. Dá-me, portanto, Senhor, força de vontade. Dá-me a graça da decisão. Eu me decido a não pecar. Mesmo que eu sinta a força da concupiscência em mim, querendo me arrastar, eu não vou ceder. Eu sou 'terra boa' e não posso produzir maus frutos. Não posso produzir pecado em minha vida. Só as sementes de Deus podem florescer em mim.

Senhor Jesus, estou declarando, hoje, a Sua vitória. Sei que cedi à tentação muitas vezes, por isso minha vontade se enfraqueceu. Peço: fortalece minha vontade, dá-me a graça de não pecar. Senhor, eu me decido por Ti!"


Extraído do livro 'Combatentes na provação', de monsenhor Jonas abib.










Hora Certa

Redes Sociais
Estatísticas

Visitas: 911156

Usuários Online: 8

Padre José Ronaldo (Pároco)Piancó
Dom Eraldo Bispo da SilvaPatos-PB
Papa FranciscoVaticano, Roma
Equipe Pascom
Jobysom Gervázio - Coordenador
Giglyo Suzano
Maria Leite (Preta)
Margarida Lopes (Nanana)
Rafael Gomes
Esmaildo Pereira
Parceiros na Evangelização
Elpac
Posto Lopes
S E FILHOS S  Lateral 01
Vidraçaria 2 irmãos
LG NET
Farmacia São José
Naturama

Copyright (c) 2022 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD