Seja bem vindo ao site Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB!

Buscar  
FORMAÇÃO

O QUE É O DÍZIMO?

Publicada em 10/07/15 às 12:45hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

Link da Notícia:
Compartilhe
   

O QUE É O DÍZIMO?
 (Foto: Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB)

O QUE É O DÍZIMO?

O dízimo é o reconhecimento de que tudo pertence a DEUS. É uma profunda relação entre você e Deus. O dízimo é devolver a Deus uma pequena parte do muito que Ele nos dá.

A graça de Deus não tem preço. Nem todo a dinheiro do mundo pode comprá-la. Portanto, o dízimo não é pagamento, mas sim devolução.

O dízimo coerente é aquele que nasce e cresce pela fé. Dizimo é uma forma de realizar a partilha, e partilhar é uma forma de amar a Deus, o Amor partilhando entre três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

1. O SIGNIFICADO DA ENTREGA DO DÍZIMO - O princípio da entrega do dízimo é um reconhecimento de que tudo o que possuímos vem de Deus, desde "nosso fôlego" de vida. É soberba não reconhecer a soberania de Deus em nossa vida. (Is 42.5; Sl 24.1; Ag 2.8; 1Cr 29.11,12-14; Os 2.8) Entregar o dízimo é um ato de adoração a Deus por sua bondade e a fidelidade. (Dt 8.17, 18) Davi faz uma pergunta: "Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmos 116.12) Entregar o dízimo não é nada mais que devolver parte daquilo que Ele mesmo nos deu! Em recompensa à nossa fidelidade, Deus promete abençoar a "nossa parte." — os 90%.  Na prática somos meros administradores! Deus apenas nos dá uma oportunidade para exercermos nossa gratidão por seus benefícios. Este é o plano de Deus para a área financeira de nossa vida.

2. O DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO - Exemplo de pessoas que entregaram dízimos: Abraão (Gn 14.20; Hb 7.1,2) Jacó (Gn 28.20-22). O dízimo foi incluído posteriormente na Lei (Dt 1422-23) Na instituição da Lei a tribo de Levi não teve herança na distribuição de terras em Israel. Deus estabeleceu que eles seriam sustentados pelos dízimos do povo. Em contrapartida eles eram responsáveis para alimentar o povo espiritualmente. Isto é, eles ministrariam o ensino e cuidariam do tabernáculo e dos utensílios usados na adoração. (1Cr 6.48; 2 Cr 31.4,5; Js 18.7 Dt 10.9; 12.19; Nm 18.24) Considere ainda os textos abaixo:

3. O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO - O EXEMPLO DE JESUS - Muitos não entregam o dízimo alegando ser coisa da Lei, mas  Cristo deixou claro: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." (Mt 5.17) Cristo também falou: "Daí a césar o que é de César e a Deus o que é de Deus. (Mt 22.21) A César pertencia os impostos, e a Deus? Evidentemente o dízimo!

4.  A FINALIDADE DOS DÍZIMOS - Como foi visto, o dízimo antes da Lei de Moisés era espontâneo e refletia gratidão. Na Lei ele era usado para o sustento dos sacerdotes (A tribo de Levi 2 Cr 31.4,5). No Novo Testamento ele passa a ser usado no sustento dos obreiros, (1Tm 5.17,18; 1Co 9.7-14) realizar a obra da evangelização, assistência social, e suprimento do dia-a-dia da administração.

5. ONDE ENTREGAR O DÍZIMO - O texto de Malaquias 3.10 está no modo imperativo: "trazei", é uma ordem que o destino dos dízimos é a casa do tesouro. Veja também Neemias 10.37. Portanto, não é correto entregar o dízimo a hospitais, creches ou a pessoas carentes.  Uma observação: se o dízimo não fosse entregue na ocasião, era acrescentado da quinta parte sobre ele, que equivale a 20%. (Lv 27.31)

6.  AS OFERTAS - O valor da oferta é livre. (2 Co 9.6,7; Dt 16.10,17; 2Rs 12.4) É um mandamento de Deus (Ex 23.15b) Deve ser dada como sacrifício e não daquilo que sobra. (Mc 12.41-44) A oferta expressa o grau de nossa gratidão pelas bênçãos que recebemos de Deus. (Dt 16.17; Lc 6.38)

7. A OFERTA ALÇADA - Vem do hebraico "teruma" significa pesadas, altas, elevadas, produtivas" Era uma oferta especial como por exemplo, quando para a construção do Tabernáculo. (Ex 25.1-8; 36.3-7)

8. PROMESSAS DE DEUS PARA OS QUE CONTRIBUEM COM ALEGRIA:

  • Prosperidade, bênçãos. (Pv 3.10; Ml 3.10)
  • Colherá com abundância. (2 Co 9.6; Hb 13.16)
  • É bem- aventurado e o devorador é repreendido. (Ml 3.8-12)
  • No céu também será recompensado. (Mt 6.4)

 

Com o que contribuo?

Com o dízimo, ajudamos a Igreja a cumprir sua missão. Quem oferta o dízimo com consciência e fé torna-se evangelizador. O próprio ato de contribuir com o dízimo já e um ato evangelizador, pois a ação é um complemento da oração.

Além disso, contribuir com o dízimo é ajudar a manter e cuidar da Igreja, é com o dinheiro do dízimo que se compram as velas para o altar, água, luz e tantas outras despesas.

Portanto, o dízimo que você oferece vai se transformar em Evangelho, em remédio, em pão, em missão e colaborar na construção do Reino de Deus.

Como me tornar um dizimista?

Para se tornar um dizimista é muito simples. Preencha com seus dados, a ficha cadastral que está à disposição na Paróquia e entregue na Secretaria Paroquial.


Pascom Paroquial













Hora Certa

Redes Sociais
Estatísticas

Visitas: 911156

Usuários Online: 8

Padre José Ronaldo (Pároco)Piancó
Dom Eraldo Bispo da SilvaPatos-PB
Papa FranciscoVaticano, Roma
Equipe Pascom
Jobysom Gervázio - Coordenador
Giglyo Suzano
Maria Leite (Preta)
Margarida Lopes (Nanana)
Rafael Gomes
Esmaildo Pereira
Parceiros na Evangelização
Elpac
Posto Lopes
S E FILHOS S  Lateral 01
Vidraçaria 2 irmãos
LG NET
Farmacia São José
Naturama

Copyright (c) 2022 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD