FORMAÇÃO

Publicada em 10/07/15 às 12:45hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

O QUE É O DÍZIMO?

O dízimo é o reconhecimento de que tudo pertence a DEUS. É uma profunda relação entre você e Deus. O dízimo é devolver a Deus uma pequena parte do muito que Ele nos dá.

A graça de Deus não tem preço. Nem todo a dinheiro do mundo pode comprá-la. Portanto, o dízimo não é pagamento, mas sim devolução.

O dízimo coerente é aquele que nasce e cresce pela fé. Dizimo é uma forma de realizar a partilha, e partilhar é uma forma de amar a Deus, o Amor partilhando entre três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

1. O SIGNIFICADO DA ENTREGA DO DÍZIMO - O princípio da entrega do dízimo é um reconhecimento de que tudo o que possuímos vem de Deus, desde "nosso fôlego" de vida. É soberba não reconhecer a soberania de Deus em nossa vida. (Is 42.5; Sl 24.1; Ag 2.8; 1Cr 29.11,12-14; Os 2.8) Entregar o dízimo é um ato de adoração a Deus por sua bondade e a fidelidade. (Dt 8.17, 18) Davi faz uma pergunta: "Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmos 116.12) Entregar o dízimo não é nada mais que devolver parte daquilo que Ele mesmo nos deu! Em recompensa à nossa fidelidade, Deus promete abençoar a "nossa parte." — os 90%.  Na prática somos meros administradores! Deus apenas nos dá uma oportunidade para exercermos nossa gratidão por seus benefícios. Este é o plano de Deus para a área financeira de nossa vida.

2. O DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO - Exemplo de pessoas que entregaram dízimos: Abraão (Gn 14.20; Hb 7.1,2) Jacó (Gn 28.20-22). O dízimo foi incluído posteriormente na Lei (Dt 1422-23) Na instituição da Lei a tribo de Levi não teve herança na distribuição de terras em Israel. Deus estabeleceu que eles seriam sustentados pelos dízimos do povo. Em contrapartida eles eram responsáveis para alimentar o povo espiritualmente. Isto é, eles ministrariam o ensino e cuidariam do tabernáculo e dos utensílios usados na adoração. (1Cr 6.48; 2 Cr 31.4,5; Js 18.7 Dt 10.9; 12.19; Nm 18.24) Considere ainda os textos abaixo:

3. O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO - O EXEMPLO DE JESUS - Muitos não entregam o dízimo alegando ser coisa da Lei, mas  Cristo deixou claro: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." (Mt 5.17) Cristo também falou: "Daí a césar o que é de César e a Deus o que é de Deus. (Mt 22.21) A César pertencia os impostos, e a Deus? Evidentemente o dízimo!

4.  A FINALIDADE DOS DÍZIMOS - Como foi visto, o dízimo antes da Lei de Moisés era espontâneo e refletia gratidão. Na Lei ele era usado para o sustento dos sacerdotes (A tribo de Levi 2 Cr 31.4,5). No Novo Testamento ele passa a ser usado no sustento dos obreiros, (1Tm 5.17,18; 1Co 9.7-14) realizar a obra da evangelização, assistência social, e suprimento do dia-a-dia da administração.

5. ONDE ENTREGAR O DÍZIMO - O texto de Malaquias 3.10 está no modo imperativo: "trazei", é uma ordem que o destino dos dízimos é a casa do tesouro. Veja também Neemias 10.37. Portanto, não é correto entregar o dízimo a hospitais, creches ou a pessoas carentes.  Uma observação: se o dízimo não fosse entregue na ocasião, era acrescentado da quinta parte sobre ele, que equivale a 20%. (Lv 27.31)

6.  AS OFERTAS - O valor da oferta é livre. (2 Co 9.6,7; Dt 16.10,17; 2Rs 12.4) É um mandamento de Deus (Ex 23.15b) Deve ser dada como sacrifício e não daquilo que sobra. (Mc 12.41-44) A oferta expressa o grau de nossa gratidão pelas bênçãos que recebemos de Deus. (Dt 16.17; Lc 6.38)

7. A OFERTA ALÇADA - Vem do hebraico "teruma" significa pesadas, altas, elevadas, produtivas" Era uma oferta especial como por exemplo, quando para a construção do Tabernáculo. (Ex 25.1-8; 36.3-7)

8. PROMESSAS DE DEUS PARA OS QUE CONTRIBUEM COM ALEGRIA:

• Prosperidade, bênçãos. (Pv 3.10; Ml 3.10)
  • Colherá com abundância. (2 Co 9.6; Hb 13.16)
  • É bem- aventurado e o devorador é repreendido. (Ml 3.8-12)
  • No céu também será recompensado. (Mt 6.4)

Com o que contribuo?

Com o dízimo, ajudamos a Igreja a cumprir sua missão. Quem oferta o dízimo com consciência e fé torna-se evangelizador. O próprio ato de contribuir com o dízimo já e um ato evangelizador, pois a ação é um complemento da oração.

Além disso, contribuir com o dízimo é ajudar a manter e cuidar da Igreja, é com o dinheiro do dízimo que se compram as velas para o altar, água, luz e tantas outras despesas.

Portanto, o dízimo que você oferece vai se transformar em Evangelho, em remédio, em pão, em missão e colaborar na construção do Reino de Deus.

Como me tornar um dizimista?

Para se tornar um dizimista é muito simples. Preencha com seus dados, a ficha cadastral que está à disposição na Paróquia e entregue na Secretaria Paroquial.

Pascom Paroquial