Diocese de Patos

Diocese de Patos participou de Encontro de Comunicadores em Caruaru (PE

Publicada em 10/03/15 às 22:26hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

Diocese de Patos participou de Encontro de Comunicadores em Caruaru (PE

O encontro presencial que reuniu os membros do RECONE (Rede de Comunicadores do Regional Nordeste 2) dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, teve como objetivo avaliar as ações durante o ano de 2014, entre eles, o 5º MUTICOM (Mutirão de Comunicação) ocorrido em agosto do ano passado em Campina Grande (PB), entre outros acontecimentos, debater experiências e planejar iniciativas para o ano de 2015.

O evento, que aconteceu no Centro Pastoral Diocesano no Bairro Petrópolis em Caruaru (PE), teve início na noite de sexta-feira, (06), com um jantar, oração, dinâmica conduzida pela nossa diocese e primeiros trabalhos do encontro. Durante todo o dia de sábado (07), aconteceu estudo do Diretório Nacional de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99 - CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)). Parte dos estudos aconteceu numa capelinha no Alto do Moura pela manhã e à tarde no Museu do Barro. Os capítulos do Diretório foram divididos para algumas das vinte e uma dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB. O encontro foi encerrado no domingo (08), quando aconteceu a Santa Missa presidida por Dom Manoel Delson da Cruz, bispo diocesano de Campina Grande e referencial para a comunicação. Em seguida, aconteceu a avaliação do 5º MUTICOM. Destaque para o laboratório de WEBTV assessorado por Zé Filho da nossa diocese. Este laboratório foi o segundo mais bem avaliado pelos participantes durante o MUTICOM. A PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Patos (PB) foi representada pelos a gentes de pastoral, Girlande Morais, Anchieta e Zé Filho.

Ainda, durante o encontro presencial aconteceu a eleição da nova articulação do regional. Marcia Marques, assessora de comunicação da Diocese de Campina Grande permaneceu, por unanimidade, articuladora de comunicação do regional NE2. O Pe. José Arimateia da Diocese de Guarabira (PB) foi conduzido ao cargo de assessor eclesiástico e Maria Cícera, da Arquidiocese de Maceió, foi nomeada secretária, substituindo Sandra Virginia da Arquidiocese de Olinda e Recife que deixa o cargo para assumir novos projetos dentro da arquidiocese. Dom Manoel Delson continua como referencial até a Assembleia Nacional dos Bispos onde será decidido se continua ou não.

Dom Delson afirmou está muito feliz pelos resultados obtidos durante o encontro presencial deste ano: "eu estou muito feliz pelo encontro presencial do regional NE2, avaliando as atividades desse ano e, já, programando as atividades próximas, principalmente o MUTICOM que acontecerá na cidade de Recife. Aproveitamos, também, para estudar o Diretório de Comunicação que é muito rico proveitoso, além de estarmos em Caruaru aproveitando para fazer uma visita a lugares culturais, conhecendo um pouco do mestre Vitalino e o Museu do Barro, oportunidade que nos enriquece do ponto de vista cultural", declarou.

O próximo encontro presencial acontecerá em fevereiro de 2016 em Recife preparando o 6º MUTICOM que acontecerá na arquidiocese.