Diocese de Patos

Publicada em 17/07/19 às 17:37hPASCOM

Em clima de alegria, reflexão e unidade, Diocese abre seu Congresso Missionário
 (Foto: PASCOM)

Com o título “Discípulos e discípulas missionários para uma igreja em saída”, teve início ne noite desta sexta-feira (12) na UNIFIP, em Patos, o 1º Congresso Missionário Diocesano desta igreja particular. De forma calorosa e em clima de muita fé, unidade e reflexão a cidade, que é sede da diocese e morada de Nossa Senhora da Guia, recebeu missionários de todos os municípios que integram o território desta diocese, para participar do grande evento em comemoração ao aniversário de 60 anos de sua criação e instalação.

Grande logística foi montada para acolher e atender aos congressistas que se deslocaram de suas paróquias a fim de participar do evento, ponto alto dos festejos e comemorações. Cerca de mil e quinhentos missionários e congressistas, advindos de todas as paróquias, participam do evento com muito entusiasmo e fé.

A cerimônia de abertura teve inicio às 19h30 no ginásio da UNIFIP com a participação da quase totalidade do seu clero e com as presenças do arcebispo da Paraíba, D. Manoel Delson; além de D. Esmeraldo Barreto de Farias – Bispo auxiliar de São Luiz/MA e D. Magnus Henrique Lopes – Bispo diocesano de Salgueiro/PE.

Em sua fala, na cerimônia de abertura, o bispo diocesano, D. Eraldo Bispo da Silva, fez uma saudação a todos os representantes da mesa solene de abertura, em especial aos senhores bispos conferencistas e agradeceu à UNIFIP, na pessoa do senhor João Leuson, representado pela senhorita Alana Candeia e a todos os apoiadores. Agradeceu ainda aos padres Espedito Caetano, coordenador diocesano de pastoral, ao padre Elias Ramalho, coordenador das equipes do evento e a todas as pessoas que se doaram para esta realização.

Continuando seu pronunciamento, Dom Eraldo lembrou que foi traçado com cuidado e antecedência um perfil deste Congresso, cujas temáticas estão em sintonia com as necessidades atuais da diocese e em comunhão com a eclesiologia do Para Francisco e o episcopado brasileiro.

Olhando a realidade e a missão da igreja Dom Eraldo afirmou que “o discípulo não pode permitir uma cultura de indiferença, mas vivenciar a comunhão e a sinodalidade (caminhar juntos)”.

Para nortear todo o Congresso Missionário, concluiu Dom Eraldo: “este momento é uma chegada agradecida e uma partida comprometida”.

Após a fala do bispo diocesano, o Chanceler da Cúria, Padre Rodrigo Trindade, leu uma carta enviada pelo núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d´Aniello, justificando a sua ausência no Congresso Missionário e ao mesmo tempo parabenizando a realização do evento.

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luiz, foi o primeiro conferencista do congresso que tratou de forma dinâmica e com propriedade o tema “Discípulos e Discípulas Missionários para uma Igreja em Saída“. Em sua explanação Dom Esmeraldo destacou que a missão nasce do coração de Deus e que somos chamados, enquanto igreja, para num ato de compaixão, irmos ao encontro das pessoas que mais necessitam, sobretudo aquelas que encontram-se nas periferias humanas e existenciais.

O Congresso Missionário também proporcionou um importante momento cultural com a apresentação especial do Coral da Catedral de Nossa Senhora da Guia.

Uma representação de todas as irmãs religiosas presentes e atuantes no território da diocese de Patos, Coordenou a oração de encerramento do primeiro dia do Congresso Missionário.

Após o encerramento, foi concedida uma entrevista coletiva aos meios de comunicação sobre o congresso e a realidade atual da igreja.

Texto e Fotos: Comissão de Comunicação do Congresso

Postado pela Pascom de Piancó