Diocese de Patos

DIOCESE DE PATOS CELEBRA JUBILEU DOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO: 1959-2019

Publicada em 30/01/19 às 15:46hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

DIOCESE DE PATOS CELEBRA JUBILEU DOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO: 1959-2019

A Diocese de Patos foi criada em 27 de janeiro de 1959 pela Bula “Quandoquidem Deus” do Papa São João XXIII, desmembrada da Diocese de Cajazeiras e da Diocese de Campina Grande. Foi solenemente instalada em 12 de julho de 1959 pelo Senhor Núncio Apostólico no Brasil Dom Armando Lombardi. Pertence à Província Eclesiástica da Paraíba e ao Regional Nordeste II da CNBB.

A Diocese de Patos tem a sua Sé Episcopal na Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos-PB. É constituída por 39 Paróquias distribuídas em sete Foranias: Espinharas, Sabugi, Piancó, Teixeira, Princesa, Cariri e Malta. Possui exatos 50 sacerdotes, sendo 43 residentes e 07 não residentes, além de 04 religiosos. Três congregações religiosas femininas estão aqui presentes, bem como numerosas pastorais, movimentos, serviços e novas comunidades. Possui um laicato dinâmico e atuante. 07 diáconos e numerosos seminaristas também integram esta família missionária sertaneja.

O primeiro Bispo desta Igreja Diocesana foi o cearense Dom Expedito Eduardo de Oliveira, que a conduziu por 24 anos (de 1959 até sua morte em 08 de maio de 1983). Da morte do primeiro Bispo até a chegada de seu sucessor, a Diocese foi conduzida pelo Monsenhor Luís Laíres da Nóbrega, eleito à época como Vigário Capitular pelo Colégio dos Consultores. Em 14 de dezembro de 1984, o Papa São João Paulo II nomeou o cearense Dom Gerardo de Andrade Ponte, até então Bispo de Petrolina, como segundo Bispo Diocesano de Patos, cargo que exerceu por 17 anos. Com a renúncia de Dom Gerardo em 2001, foi eleito o terceiro Bispo, o pernambucano Dom Manoel dos Reis de Farias, cujo governo durou 10 anos até sua transferência para Petrolina em 2011. No período de sede vacante entre o terceiro e o quarto Bispo, a Diocese foi conduzida pelo Pe. José Ronaldo Marques, eleito Administrador Diocesano pelo Colégio dos Consultores. Em 07 de novembro de 2012 o Papa Bento XVI nomeou o paraibano Eraldo Bispo da Silva como 4º Bispo de Patos. O mesmo recebeu a Ordenação Episcopal em 27 de dezembro de 2012 e foi empossado em 16 de fevereiro de 2013.

A Diocese de Patos foi agraciada por insignes pastores que, a seu tempo, moldaram a dinâmica e viva personalidade desta porção do povo de Deus. Dom Expedito, pioneiro, lançou os alicerces desta grei com suas inúmeras visitas pastorais e grande investimento na educação e ação social. Dom Gerardo foi o grande comunicador, promotor das vocações e incentivador das pastorais da nova evangelização. Dom Manoel conduziu a Diocese no início do Terceiro Milênio, ordenando diversos sacerdotes, peregrinando com a Imagem da Guia e presidindo o Jubileu Áureo desta Igreja Diocesana. Hoje, construindo o presente, a Diocese é conduzida por Dom Eraldo. Missionário de grandes sonhos e personalidade firme, em profunda sintonia com o Pontificado de Francisco, o 4º Bispo de Patos vai à frente desta Igreja Diocesana em saída missionária e testemunha da alegria do Evangelho de Jesus, o rosto misericordioso do Pai.

DIOCESE DE PATOS: 60 ANOS ANUNCIANDO, CELEBRANDO E VIVENDO A ALEGRIA DO EVANGELHO.

Fonte: Diocesede Patos

Postado pela Pascom Paroquial