Seja bem vindo ao site Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB!

Buscar  
Diocese de Patos

DIOCESE DE PATOS CELEBRA JUBILEU DOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO: 1959-2019

Publicada em 30/01/19 às 15:46hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

Link da Notícia:
Compartilhe
   

DIOCESE DE PATOS CELEBRA JUBILEU DOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO: 1959-2019
 (Foto: Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB)

A Diocese de Patos foi criada em 27 de janeiro de 1959 pela Bula “Quandoquidem Deus” do Papa São João XXIII, desmembrada da Diocese de Cajazeiras e da Diocese de Campina Grande. Foi solenemente instalada em 12 de julho de 1959 pelo Senhor Núncio Apostólico no Brasil Dom Armando Lombardi. Pertence à Província Eclesiástica da Paraíba e ao Regional Nordeste II da CNBB.

A Diocese de Patos tem a sua Sé Episcopal na Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos-PB. É constituída por 39 Paróquias distribuídas em sete Foranias: Espinharas, Sabugi, Piancó, Teixeira, Princesa, Cariri e Malta. Possui exatos 50 sacerdotes, sendo 43 residentes e 07 não residentes, além de 04 religiosos. Três congregações religiosas femininas estão aqui presentes, bem como numerosas pastorais, movimentos, serviços e novas comunidades. Possui um laicato dinâmico e atuante. 07 diáconos e numerosos seminaristas também integram esta família missionária sertaneja.

O primeiro Bispo desta Igreja Diocesana foi o cearense Dom Expedito Eduardo de Oliveira, que a conduziu por 24 anos (de 1959 até sua morte em 08 de maio de 1983). Da morte do primeiro Bispo até a chegada de seu sucessor, a Diocese foi conduzida pelo Monsenhor Luís Laíres da Nóbrega, eleito à época como Vigário Capitular pelo Colégio dos Consultores. Em 14 de dezembro de 1984, o Papa São João Paulo II nomeou o cearense Dom Gerardo de Andrade Ponte, até então Bispo de Petrolina, como segundo Bispo Diocesano de Patos, cargo que exerceu por 17 anos. Com a renúncia de Dom Gerardo em 2001, foi eleito o terceiro Bispo, o pernambucano Dom Manoel dos Reis de Farias, cujo governo durou 10 anos até sua transferência para Petrolina em 2011. No período de sede vacante entre o terceiro e o quarto Bispo, a Diocese foi conduzida pelo Pe. José Ronaldo Marques, eleito Administrador Diocesano pelo Colégio dos Consultores. Em 07 de novembro de 2012 o Papa Bento XVI nomeou o paraibano Eraldo Bispo da Silva como 4º Bispo de Patos. O mesmo recebeu a Ordenação Episcopal em 27 de dezembro de 2012 e foi empossado em 16 de fevereiro de 2013.

A Diocese de Patos foi agraciada por insignes pastores que, a seu tempo, moldaram a dinâmica e viva personalidade desta porção do povo de Deus. Dom Expedito, pioneiro, lançou os alicerces desta grei com suas inúmeras visitas pastorais e grande investimento na educação e ação social. Dom Gerardo foi o grande comunicador, promotor das vocações e incentivador das pastorais da nova evangelização. Dom Manoel conduziu a Diocese no início do Terceiro Milênio, ordenando diversos sacerdotes, peregrinando com a Imagem da Guia e presidindo o Jubileu Áureo desta Igreja Diocesana. Hoje, construindo o presente, a Diocese é conduzida por Dom Eraldo. Missionário de grandes sonhos e personalidade firme, em profunda sintonia com o Pontificado de Francisco, o 4º Bispo de Patos vai à frente desta Igreja Diocesana em saída missionária e testemunha da alegria do Evangelho de Jesus, o rosto misericordioso do Pai.

DIOCESE DE PATOS: 60 ANOS ANUNCIANDO, CELEBRANDO E VIVENDO A ALEGRIA DO EVANGELHO.

Fonte: Diocesede Patos

Postado pela Pascom Paroquial










Hora Certa

Redes Sociais
Estatísticas

Visitas: 911202

Usuários Online: 7

Padre José Ronaldo (Pároco)Piancó
Dom Eraldo Bispo da SilvaPatos-PB
Papa FranciscoVaticano, Roma
Equipe Pascom
Jobysom Gervázio - Coordenador
Giglyo Suzano
Maria Leite (Preta)
Margarida Lopes (Nanana)
Rafael Gomes
Esmaildo Pereira
Parceiros na Evangelização
Elpac
Posto Lopes
S E FILHOS S  Lateral 01
Vidraçaria 2 irmãos
LG NET
Farmacia São José
Naturama

Copyright (c) 2022 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD