Diocese de Patos

Publicada em 17/11/16 às 13:55hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

1° Seminário Regional da Rede Movendo Cidadania é realizado em Patos
ll

Aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Treinamento de Líderes em Patos-PB, o 1° Seminário Regional da Rede Movendo Cidadania, que teve como tema "Cidadania: Do Sertão da Paraíba ao Cariri do Ceará. O objetivo da ação foi de integrar a sociedade, a educação e famílias de todas as comunidades para que pudessem apresentar seus planos estratégicos das Organizações Sociais de Base (OSB) de realizados durante a execução dos projetos desenvolvidos em parcerias com a Rede Movendo Cidadania, da Organização Francesa de Solidariedade Internacional (ESSOR) e Associação Comunitária de Várzea Alegre (ACOMVA).

Cerca de 150 pessoas entre adolescentes, educadores, diretores de Organizações Sociais de Base (OSB), atores locais do poder público, além de representantes da Ação social Diocesana de Patos (ASDP), ESSOR e ACOMVA, estiveram presentes durante os dois dias de seminário.

O primeiro dia, (11), teve início com uma acolhida a todos os presentes e em seguida as comunidades puderam apresentar através de vídeos, atividades interativas e outras dinâmicas, os trabalhos realizados em sua comunidade, apresentando projetos realizados pelas associações.

Para Acilina Candeia, coordenadora da Rede Movendo Cidadania na Paraíba, o momento se destaca como um marco para o município de Patos.

"Esse momento é um marco histórico para a Rede Movendo Cidadania, onde estamos aqui com todas as associações que trabalhamos durante quatro anos e hoje elas estão apresentando o crescimento institucional", disse.

O Coordenador da ASSOR do Brasil, Frederico Barbotin, falou sobre o desenvolvimento de cada comunidade durante o trabalho.

"A gente fica muito feliz com o desenvolvimento das comunidades que participaram do projeto, os frutos que estão dando e como as pessoas se apropriaram do projeto. E agora o projeto é deles", ressaltou.

Denise Andrade, Coordenadora Geral do Projeto Movendo Cidadania, falou sobre a trajetória do trabalho que foi desenvolvido e da união de todas as comunidades.

"É um momento fundamental e de junção de todos os atores que fizeram parte desse projeto durante esses quatro anos, do trabalho, da dedicação, disponibilidade, voluntariado para que tudo que a gente pensou pudesse ser realizado", falou Denise

A noite cultural teve início as 19h00 com forró pé de serra, Zé Nilton do Acordeon, exposição de artesanatos, comidas típicas, finalizando com apresentações de danças de cada comunidade.

No sábado, (12), os participantes foram recebidos em mais uma acolhida de confraternização e em seguida o Assessor da União Europeia e avaliador externo do projeto, Vicent Brackelaire, realizou uma palestra onde diagnosticou, de forma geral, a situação de cada comunidade presente, incentivando e aprimorando através de avaliações.

Participaram do seminário as comunidades São Sebastião de Santa Luzia-PB, e as Organizações Sociais de Base, Riachinho, Mocambo, Serrinha, Sucuru, Lavras de Mangabeira, Santa Tereza, Riacho Verde, Vitória e Sede.

Fonte: asdppb.org

Postado pela Pascom de Piancó