Diocese de Patos

Clero da Diocese Celebrou Jubileu da Misericórdia

Publicada em 11/08/16 às 14:06hParoquia de Santo Antonio Piancó - PB

Clero da Diocese Celebrou Jubileu da Misericórdia
Nos dias 01,02 e 03 de Agosto, aconteceu no Centro de Treinamento da Diocese,  a Formação Permanente do Clero, que contou com a  presença de Dom Eraldo Bispo da Silva ( Bispo Diocesano) e  todos os Padres e Diáconos que servem na  Igreja Particular de Patos.
O Momento Formativo foi promovido pela Pastoral Presbiteral  que tem como tarefa: Promover e fermentar a fraternidade e a comunhão na Igreja toda ministerial e em estado permanente de missão.
A reflexão e assessoria foi conduzida pelo Padre Edênio Reis Valle, que possui um vasto Currículo: Graduação em Filosofia - Seminário do Espírito Santo (1957), graduação em Teologia - Phylosophisch Theologische Hochschule Sankt Augustin (1961), graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universià Salesiana (1965) e especialização em Psicologia com doutorado em Pedagogia no Instituto de Psicologia da Pontifícia Università Salesiana de Roma-Itália (1974). Atualmente é professor associado de Psicologia da Religião no Programa Pós-graduado de Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Psicologia , Educação e religião, com destaque para os seguintes temas: psicologia da religião, psicoterapia de clérigos católicos, vida religiosa, família, espiritualidade, educação e escola católica , evangelização.
Em sua reflexão abordou para os Presbíteros as questões relacionadas a vida humana afetiva.
Na noite  desta quarta feira, 03 de agosto, aconteceu   o Jubileu da Misericórdia de Deus que se manifesta na vida e no ministério dos ministros ordenados a serviço do Povo de Deus . A Concentração para o primeiro momento se deu na Capela do Colégio Cristo Rei com a Oração própria da Peregrinação  para passagem pela Porta Santa da Misericórdia. Às 19:00 na Catedral de Nossa Senhora Da Guia, Dom Eraldo Presidiu a Santa Missa que foi concelebrada por todo o Clero e contou com a participação de um bom número de fiéis.
Em sua homilia, Dom Eraldo, contextualizou  o Povo de Deus  sobre o sentido do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e afirmou à luz da Palavra que cada Presbítero recebeu de Deus a Missão de profeta cuja tarefa é ser cuidador da vida e sentinela."Em tempos difíceis, onde há tantas vozes que se fazem ouvir, não deixemos de cumprir a nossa missão; Nada nos cale, nada nos meta medo de anunciar o caminho". Disse.
Ao final da Celebração Dom Eraldo, convidou o Padre Francisco das Chagas ( articulados da Pastoral Presbiteral) para dirigir sua palavra de agradecimento ao Padre Edênio Valle, pela valiosa colaboração e assessoria durante estes dias de formação.
Texto: Maria Joseny (Josa) Pascom Diocesana
Fotos: Matias Neto (Pascom Catedral de Nossa Senhora Da Guia)