Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

São José

Área Missionária São José

A Área Missionária São José é formada pelos bairros Campo Novo, Mutirão, Conjunto Padre Luciano e Conjunto Mariz. Em 1989 a Comunidade começou a organizar-se para celebrar o Mês Mariano, as novenas de São Sebastião, e na época da seca os moradores rezavam a São José pedindo chuva. Posteriormente a Comunidade formou o grupo de catequese infantil com as catequistas Marinez, Neguinha e Toinha, que ensinavam em baixo de árvores ou casas desocupadas.

Por sugestão do Padre Luciano Dias de Moraes, que via o esforço e necessidade da Comunidade, começou a construção de uma capela no dia 02 de janeiro de 1991. Devido a comunidade estar localizada na parte alta da cidade e com a falta de chuva, os devotos decidiram que a comunidade deveria denomina-se Comunidade de São José, por ser o Santo das chuvas. A primeira missa foi celebrada no dia 19 de março de 1991, dia este dedicado a São José, tendo animação do grupo de jovens Santo Antônio, coordenado por Francisca Xavier.

Com as Santas Missões Populares da Diocese de Patos, no ano de 2006 a Comunidade passou a denominar-se Área Missionária São José, tendo como coordenadora a Irmã Iracema, e posteriormente passou a ser coordenada pela Irmã Eliane. Atualmente está sob a coordenação de Maria do Socorro de Souza.

As atividades religiosas realizadas na Área Missionária são: aos domingos encontro com as crianças do Grupo Jesus Menino, coordenado por Priscila, Carla e Maria das Graças; segundas-feiras, evangelização nas famílias com o terço, coordenado por Missilene, Elza, Joana e a Comunidade Esperança no Senhor; terças-feiras têm reunião para organização das atividades semanais; quintas-feiras é a Adoração ao Santíssimo Sacramento; sextas-feiras é o terço dos homens e Círculos Bíblicos em família; aos sábados tem a celebração da Santa Missa, encontro da catequese de Primeira Eucaristia, este sendo coordenado por Graciano Junior e Vanessa Dias, bem como ainda se reúnem aos sábados os movimentos Cenáculo com Maria e Legião de Maria, coordenado por Joan e Maria. E por fim, é realizada a festa do padroeiro, com quermesse, apresentação de teatro e dança, com a participação de todas as Áreas Missionária da Paróquia.

Visitas: 276894 Usuários Online: 35

Padre José Ronaldo (Pároco)
    Cidade: Piancó
    Dom Eraldo Bispo da Silva