Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Buscar  
Pastoral Litúrgica


Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações. Desta definição vamos destacar três palavras:

Organização: a primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade. Isso tem uma série de conseqüências: é preciso organizar a Pastoral Litúrgica em equipes. Apontaremos três: equipe litúrgica; equipe de celebração; equipe do ministério da música.

Equipe litúrgica tem como finalidade organizar todo o trabalho litúrgico da comunidade: missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, etc.

Equipes de celebração são encarregadas de fazer acontecer a celebração. Trabalham sempre em sintonia com o pessoal da música e com o padre. Se a equipe litúrgica é fixa, ao menos por um período, as equipes de celebrações são variáveis; são constituídas para uma missa ou para alguma celebração. Sempre, contudo, tais equipes devem ser constituídas com antecedência. Não se admite que antes da missa, por exemplo, alguém saia pela igreja à procura de pessoas para fazer leituras, comentários ou coisas do gênero.

Equipe do ministério da música, como o termo já diz, é a responsável pela música nas celebrações. Deve conhecer bem e ensaiar os cânticos periodicamente com a comunidade, estar atenta aos instrumentistas para perceber quem está capacitado a tocar algum instrumento na celebração, providenciar instrumentos e aparelhos de som que ajudem a celebrar bem.

Formação: a segunda função da pastoral litúrgica é a formação. Esta deve ser vista em dois níveis: a daqueles que fazer parte da pastoral litúrgica e a de toda a comunidade.

Quem trabalha com liturgia precisa ter boa formação: Todos os que fazem parte da pastoral litúrgica devem encontrar um tempo para estudar, refletir e rezar. Estudar o que é liturgia, o que é útil fazer ou omitir, o que a Igreja entende com cada uma das celebrações. Junte-se a isso a reflexão e a oração, o crescimento espiritual necessário para quem trabalha na pastoral litúrgica. Não basta ler bem ou cantar bonito; o membro da pastoral litúrgica precisa de espiritualidade para ajudar a comunidade a fazer experiência de Deus por meio da celebração.

Outro tipo de formação necessária diz respeito ao modo de comunicar-se durante a celebração. Por isso, cursos que ensinem técnicas para leitores, cantores, instrumentistas se fazem necessários periodicamente. Noções básicas de postura, tais como o modo de usar o microfone, de andar, de vestir-se, de animar uma comunidade celebrante, são imprescindíveis na formação litúrgica.

A formação litúrgica da comunidade: a formação de toda a comunidade também é necessária. Esta deve acontecer tanto na catequese como na celebração. A catequese pensa em promoção de dias ou tardes de formação para explicar o que significa liturgia, sacramentos, sacramentais e temas assim. Mas ocupa-se também com a catequese da comunidade. É o meio para levar crianças, jovens e adultos a aprender a celebrar liturgicamente.

Mesmo durante as celebrações, existem momentos catequéticos. Se é verdade que não se deve transformar a celebração numa catequese só, é também certo dizer que em alguns momentos ela se faz necessária, principalmente quando ajudar a celebrar melhor.

Preparação: uma das principais tarefas da pastoral litúrgica é a preparação das celebrações. A improvisação não deveria ter espaço em nenhuma celebração da comunidade, nem da parte do padre nem da parte das equipes.

"A celebração é o espelho da comunidade": quer dizer, uma comunidade organizada, funcional e acolhedora é refletida nas liturgias. Quando, durante as celebrações, ninguém sabe ao certo o que deve fazer, como deve fazer, e isso transparece em forma de confusão, pode Ter certeza de que alguma coisa não está bem na comunidade.

Hora Certa
Redes Sociais


Estatísticas
Visitas: 276879 Usuários Online: 20


  • Padre José Ronaldo (Pároco)
    Padre José Ronaldo (Pároco)
    Cidade: Piancó
  • Dom Eraldo Bispo da Silva
    Dom Eraldo Bispo da Silva
    Cidade: Patos-PB
  • Papa Francisco
    Papa Francisco
    Cidade: Vaticano, Roma
Parceiros na Evangelização
Programa "Ide e Anunciai" todas as sextas-feiras das 11h às 12h pela Rádio Nativa FM 87,9MHz
Copyright (c) 2017 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados