Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Pastoral do Dízimo

O primeiro objetivo da Pastoral do Dízimo é ajudar cada cristão a se conscientizar sobre a experiência pessoal com Jesus Cristo e a sua missão como discípulo, missionário, membro da comunidade eclesial.
O dízimo manifesta a união da comunidade, é fruto da oração, do trabalho e da vivência litúrgica e catequética.  Os cristãos participam do dízimo porque compreenderam o significado de ser Igreja, comunidade, a serviço da construção do Reino de Deus

As três dimensões do Dízimo

1. Dimensão religiosa:  o dízimo deve suprir, com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas à celebração e aos seus ministros (despesas com o templo - construção e manutenção e salários dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc.)

2. Dimensão social: o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais.

3. Dimensão missionária:  o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

Pastoral do Dízimo na vida comunitária

A Pastoral do Dízimo tem dois pontos fundamentais:

a) Promover a conversão pessoal, espiritualidade,  compromisso sério e vivo com Jesus e com sua Igreja.

b) Incentivar o trabalho missionário com a comunidade e com os que dela ainda não participam

Conheça alguns trechos da Palavra de Deus sobre o Dízimo

1. Torna melhor a pessoa (Gn 4,1-12)
2. É garantia da bênção de Deus (Ml 3,8-10)