Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

Publicada em 14/06/18 às 16:18h - 368 visualizações
PARÓQUIA DE PIANCÓ CELEBROU COM ÊXITO A FESTA DE SANTO ANTONIO

Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB

A Paróquia de Piancó celebrou a Festa do Padroeiro Santo Antonio no período de 1º a 13 de junho do corrente ano, tendo sido considerada pelos piancoenses a maior festa de  padroeiro de todos os tempos da história de Piancó, tanto no âmbito religioso, como no aspecto sócio-cultural.
O dia 1º de junho foi marcado pela celebração da Santa Missa presidida pelo Padre José Ronaldo, no Mirante de Santo Antonio (na Serra de Santo Antonio) às 5:30 da manhã,  e  contou com a participação de centenas fiéis que subiram à montanha para esta nova experiência de fé e encontro com Deus. As 18:30 hs partiu uma grande Carreata do Parque de Exposição conduzindo a Imagem Andor de Santo Antonio pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz onde deu-se o Hasteamento da Bandeira, Missa de Abertura e Quermesse com música ao vivo.
No dia 02 de junho também pela primeira vez foi realizada uma Cavalgada que contou com a presença de mais de 300 cavaleiros, partindo da residência de Deda Lopes (próxima a cidade), após oração e bênção do Padre Ronaldo, seguindo pelas principais ruas da cidade conduzindo a Imagem de N.Senhora Aparecida (padroeira dos vaqueiros) e as Bandeiras  Nacional, Estadual, Municipal e Paroquial, numa sequência de Ordem, até o Largo Santo Antonio, onde foi celebrada a Santa Missa inculturada, presidida e animada pelo Padre Expedito Caetano, com o apoio de um coral da cidade  de Água Branca. Após a missa, quermesse e as 20 hs foi feito o Leilão dos animais doados, no Parque de Exposição (40 garrotes e 66 carneiros e bodes), em prol da parte financeira da festa.
A festa continuou com sua programação com a celebração das Trezenas na Igreja Matriz todas as noites, seguidas de Quermesses com música ao vivo no Largo Santo Antonio todas as noites, com uma imensa participação de fiéis devotos, podendo destacar outro acontecimento importante no dia 09/06 (sábado), após a Trezena, foi servido um Jantar de Confraternização para 1.200 pessoas com uma boa Seresta favorecendo um clima de muita alegria e descontração para todos.
No domingo dia 10, presidiu a Santa Missa dentro da programação da festa do padroeiro, o Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva, que veio expressar seu apoio e comunhão com o povo católico piancoense, deixando sua belíssima mensagem sobre o "pecado e suas consequências em todos os sentidos para a vida humana"  e a necessidade urgente de "Conversão", causando forte impacto para todos os presentes, a exemplo das pregações de Santo Antonio.
No dia 13 de junho, Solenidade de Santo Antonio, foi concelebrada uma Missa Solene com a presença de Catorze Padres, presidida pelo Padre José Ronaldo. No ofertório, as crianças "Peixinhos de Santo Antonio" depositaram seus envelopes numa barca diante da Imagem do Padroeiro, encerrando a missa com a Bênção dos Pães de Santo Antonio distribuído para todos.
À tarde deu-se a programação de encerramento com a Tradicional Procissão de Santo Antonio reunindo milhares de fiéis que seguiam o Andor de Santo Antonio movidos pela fé e devoção, saindo da Igreja do Rosário para o Largo Santo Antonio para a Missa Campal, encerrando com a descida da Bandeira, enquanto todos entoavam o Hino do Padroeiro, sob fortes aplausos e emoções. Após a missa foi servida uma grande Quermesse e a realização do Bingão de Prêmios com o sorteio de duas TVs e 01 Moto FAN 125 0km com uma grande participação e animação do povo de Deus, encerrando oficialmente a FESTA DE SANTO ANTONIO DE PIANCÓ, reconhecida pelo IPHAN como um Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba.
Santo Antonio rogai por nós!

Texto: Maria Leite -Pascom

OBS.: Informamos que as FOTOS E VÍDEOS de todas as celebrações da Festa de Santo Antonio podem ser encontradas no FACEBOOK: paroquiadesantoantoniopianco

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Visitas: 343339 Usuários Online: 2

Padre José Ronaldo (Pároco)
    Cidade: Piancó
    Dom Eraldo Bispo da Silva