Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Buscar  
Formação
Publicada em 17/07/18 às 00:12h - 66 visualizações
Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções mais antigas e amadas

Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB


 (Foto: Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB)


No dia 16 de julho, celebra-se  a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. Uma antiga devoção que remonta aos profetas da Bíblia. Grandes comemorações em Roma e em várias cidades da Itália.

O culto mariano, caso único entre os cultos dos santos, tem suas raízes nove séculos antes do nascimento de Maria. O primeiro profeta de Israel, Elias, morando no Monte Carmelo teve a visão da vinda da Bem-Aventurada Virgem. Viu que ela se elevava em uma pequena nuvem, trazendo uma chuva providencial que salvaria Israel de uma grande seca. É um dos cultos mais antigos da Roma cristã, assim como a Ordem Carmelita que está ligada ao que foi escrito na Bíblia, quando se conta que Elias recebeu a profecia do Mistério da Virgem e Mãe sobre o nascimento do Filho de Deus. Já no primeiro século, os eremitas que se retiraram no Monte construíram uma capelinha dedicada à Nossa Senhora. “Tradicionalmente os carmelitas estão ligados à Nossa Senhora – explica padre Agostino Farcas, pároco da Igreja de Santa Maria do Carmo no bairro Mostacciano de Roma – mas também a Elias, ou seja à capacidade como a do profeta de ouvir a Deus”.

“ O Senhor disse-lhe: ‘Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor’. Então o Senhor passou. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Passado o terremoto, veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa ”

Fonte: site do Vaticano

Postado pela Pascom Paroquial




Hora Certa

Redes Sociais


Estatísticas
Visitas: 369874 Usuários Online: 45


  • Padre José Ronaldo (Pároco)
    Cidade: Piancó
  • Dom Eraldo Bispo da Silva
    Cidade: Patos-PB
  • Papa Francisco
    Cidade: Vaticano, Roma
Parceiros na Evangelização
Programa "Ide e Anunciai" todas as sextas-feiras das 11h às 12h pela Rádio Nativa FM 87,9MHz
Copyright (c) 2018 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados