Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Buscar  
Formação
Publicada em 18/03/17 as 11:09h - 170 visualizações
LEIA NA BÍBLIA: 4 ocasiões em que Deus mandou fazer imagens

Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB


 (Foto: Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB)

4 ocasiões em que Deus mandou fazer imagens


Se temos entre nossos familiares ou amigos próximos algum protestante, é muito provável que alguma vez nos disseram que nós católicos estamos errados por termos imagens. É normal que, com a melhor intenção do mundo mas com muito desconhecimento das Escrituras, esta pessoa nos tenha mostrado aquela famosa passagem em que Deus "proíbe" a construção de imagens.

"Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam".

Voltaremos nesta passagem mais tarde, já que queremos focar em um fato curioso em que os protestantes deixaram passar: Deus mandou fazer imagens!

Temos aqui 4 ocasiões em que Deus mandou fazer imagens:

1) Éxodo 25, 16-22

"Porás na arca o testemunho que eu te der. Farás também uma tampa de ouro puro, cujo comprimento será de dois côvados e meio, e a largura de um côvado e meio. Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas."

2) Números 21, 8-9

"E o Senhor disse a Moisés: 'Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo." Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.

3) I Reis 6, 23-27

"Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura. Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados, o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra. O segundo querubim tinha também dez côvados; os dois tinham a mesma forma e as mesmas dimensões. Um e outro tinham dez côvados de altura. Salomão pô-los no fundo do templo, no santuário. Tinham as asas estendidas, de sorte que uma asa do primeiro tocava uma das paredes e uma asa do segundo tocava a outra parede, enquanto as outras duas asas se encontravam no meio do santuário."

4) I Reis 7, 28-30

"Eis como eram feitas essas bases: eram formadas de painéis e enquadradas de molduras. Nos painéis enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins, assim como nas travessas igualmente. Por cima e por baixo dos leões e dos bois pendiam grinaldas em forma de festões. Cada base tinha quatro rodas de bronze, com seus eixos de bronze, e nos quatro cantos havia suportes fundidos que sustinham a bacia, os quais estavam por baixo das grinaldas."

Então… e a famosa passagem de Êxodo 20, 4-5?

Dizem que aquilo que é dito fora de contexto vira contexto. Então, vamos analisar o contexto dessa passagem. Em primeiro lugar notemos que esta suposta proibição está no capítulo 20 de Êxodo; no entanto, 5 capítulos depois vemos Deus mandando construir querubins de ouro. Se deram conta? O mesmo Deus que a princípio supostamente proibiu construir imagens do que há "acima no céu", agora manda fazer estátuas de querubins, criaturas do céu. Isso se deve porque quando Deus proíbe as imagens, o faz com um fim: Ele conhecia o povo ao qual se dirigia e sabia que poderiam construir uma imagem e dizer "esta imagem é o meu deus". De fato, isso ocorreu com Israel; construíram um bezerro de ouro para adorá-lo e disseram 'Este é o Deus de Israel, aquele que nos fez sair do Egito." (êxodo 35,4).

A diferença é que as imagens que Deus mandou construir, assim como as imagens que os católicos usamos nas nossas Igrejas, servem como um sinal que nos apontam a Deus, nunca são consideradas deuses. Até a imagem mais linda de nosso Senhor sempre será apenas uma representação e nunca o próprio Deus.

Postado pela Pascom Paroquial




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
Redes Sociais


Estatísticas
Visitas: 276910 Usuários Online: 51


  • Padre José Ronaldo (Pároco)
    Padre José Ronaldo (Pároco)
    Cidade: Piancó
  • Dom Eraldo Bispo da Silva
    Dom Eraldo Bispo da Silva
    Cidade: Patos-PB
  • Papa Francisco
    Papa Francisco
    Cidade: Vaticano, Roma
Parceiros na Evangelização
Programa "Ide e Anunciai" todas as sextas-feiras das 11h às 12h pela Rádio Nativa FM 87,9MHz
Copyright (c) 2017 - Paroquia de Santo Antonio Piancó - PB - Todos os direitos reservados